Frete grátis para todo o Brasil a partir de 99 reais.

Parcele em até 6x Sem Juros. Parcela mínima de 99 reais.

    • Notas Mistral

      Dicas e Curiosidades

      Dicas para aproveitar ao máximo uma grande degustação de vinhos

      Quando temos pela frente um grande evento de vinhos é preciso estar em forma para aproveitar ao máximo a oportunidade de provar dezenas de vinhos diferentes.

      Dicas para aproveitar ao máximo uma grande degustação de vinhos

      Quando temos pela frente um grande evento de vinhos é preciso estar em forma para aproveitar ao máximo a oportunidade de provar dezenas de vinhos diferentes. Numa extensa prova de vinhos, as papilas gustativas e o olfato estão em constante demanda, as pernas também ficam sobrecarregadas, e com o humor costuma sofrer algumas derrapadas. Compartilhamos aqui algumas dicas que podem ajudar:

      – Faça um plano de degustação. Tente organizar uma lista dos produtores que mais te interessam. Comece provando os vinhos mais leves. Primeiro os espumantes, depois os brancos mais frescos, passando para os mais ricos e depois os tintos mais potentes e tânicos. Outra possibilidade é escolher um tema, elegendo um país ou uma variedade de uva. Você pode ainda optar começar pelos grandes clássicos e depois lançar-se nas descobertas.

      – Não deguste de barriga vazia. Não corra o risco de ter de finalizar sua experiência antes da hora. Alimente-se antes de seguir para uma degustação. Mantenha-se hidratado, bebendo água entre um vinho e outro.

      – Use a cuspideira. Eu sei que em certos casos é quase um sacrilégio descartar um grande vinho. Mas sempre que possível use as cuspideiras disponíveis na mesa de cada stand – pode não ser lá uma cena graciosa, mas cuspir numa prova de vinhos é algo bastante comum e recomendável. Também não há nada de errado esvaziar sua taça se você preferir não beber todo o vinho.

      – Faça anotações. Não se engane: você vai acabar esquecendo qual é aquele vinho que você provou e gostou tanto.

      – Converse com os produtores. Grandes eventos de vinhos como o Encontro Mistral são uma chance única de conversar diretamente com o enólogo ou o produtor dos vinhos apresentados. Aproveite a oportunidade para fazer perguntas pertinentes sobre o vinho em questão, a região ou determinada safra.

      – Não tumultue o stand. Exercite o bom senso e a gentileza. Abra espaço para outras pessoas se aproximarem da mesa e provarem os vinhos se estiver engajado numa conversa com o enólogo.

      – Acerte na roupa. Dê preferência às roupas de cores escuras (disfarçam melhor eventuais manchas de vinho). Escolha um calçado confortável, e, principalmente, não use perfume. Do contrário será impossível apreciar os aromas delicados de certos vinhos. Além disso é descortesia com os outros que estão degustando também.

      – Divirta-se! Mantenha o bom humor, afinal de contas você está degustando vinhos. Que prazer maior pode haver!

      Materias relacionadas