Frete grátis para todo o Brasil a partir de 99 reais.

Parcele em até 6x Sem Juros. Parcela mínima de 99 reais.

    • Notas Mistral

      Harmonização

      Harmonização com peixes

      Harmonização com peixes

      Até pouco tempo, era praticamente impossível pensar em algum vinho para acompanhar peixes que não fosse branco. Hoje em dia já é relativamente comum servir um tinto leve com peixes de carne mais escura e sabor marcante. Só é preciso tomar cuidado com tintos muitos encorpados, ricos em taninos. Quando os taninos se combinam com o iodo presente em alguns peixes e frutos do mar, o vinho fica com um desagradável gosto metalizado. Na maioria dos casos, um vinho leve e fresco será uma bela companhia para peixes, seja ele branco, tinto ou rosado.

      Para peixes mais leves e de sabor pouco pronunciado como a truta, a tilápia (St Peter) ou a pescada branca, prefira um branco sem passagem por madeira e de sabor relativamente neutro, como um Alvarinho, um Chardonnay ou mesmo um Soave. Se o peixe for empanado ou frito, ele fica melhor com um vinho de boa acidez, que corta a gordura e deixa o peixe mais leve e apetitoso. Como geralmente colocamos algumas gotas de limão nos peixes e frutos do mar fritos, um vinho com um toque cítrico como o Sémillon ou Sauvignon Blanc pode combinar ainda melhor.

      Crustáceos são ótimas companhias para Chardonnays barricados, principalmente os servidos com molhos cremosos. Já as ostras, combinam perfeitamente com a mineralidade de um Chablis ou um Muscadet.

      Moquecas e caldeiradas podem ser complicadas para combinar com o vinho por conta da pimenta e do óleo de dendê. Um Sauvignon Blanc como bastante fruta e boa acidez pode ser a solução de harmonização, mas lembre-se de não exagerar na pimenta se quiser servir um grande vinho.

      Alguns peixes como o atum e o salmão são tão encorpados que pedem um tinto leve, como os elaborados com a uva Pinot Noir ou mesmo um delicioso Bardolino. Vale lembrar que quanto mais cozido o peixe estiver, mas pesado e marcante ele ficará, demandando um vinho de mais corpo e fruta. Os peixes cozidos em vinho tinto ficam melhores se forem acompanhados por vinhos tintos.  As costelinhas de tambaqui, típicas do norte do país, também harmonizam bem com um tinto leve. Usando o bom senso, é bastante simples combinar seus vinhos favoritos com um bom pescado.

      Materias relacionadas

      Carnes

      Um suculento corte de carne, apenas grelhado, é uma das melhores companhias para um vinho tinto.