Este produto é destinado a adultos

Parcele em até 6x Sem Juros. Parcela mínima de 99 reais.

    • Notas Mistral

      Dicas e Curiosidades

      Cabernet Sauvignon, a rainha das uvas tintas

      Cabernet Sauvignon: origem, clima e suas características

      Uma das mais famosas uvas tintas do mundo, a Cabernet Sauvignon é originária da região francesa de Bordeaux – as primeiras indicações sobre sua existência remontam ao século XVIII – e está presente em quase todas as regiões produtoras de vinho, demonstrando sua incrível habilidade de adaptar-se aos terroirs mais distintos.

      Por ser o componente principal de todos os cinco Premiere Grand Cru Classés de Bordeaux, a variedade foi plantada nos quatro cantos do planeta e diversos dos melhores tintos do mundo são elaborados com ela.

      Hoje, a onipresente Cabernet Sauvignon produz ótimos vinhos nas mais diversas regiões: Bordeaux, Itália, Portugal, Espanha, Austrália, Califórnia, Chile, Argentina, Nova Zelândia e África do Sul, entre outras. Cada um com seu estilo próprio e suas peculiaridades.

       

      Diferenças da Cabernet Sauvignon cultivadas em climas opostos

       

      Um bom Cabernet Sauvignon é encorpado e potente, com taninos abundantes, cor profunda e aromas que vão de frutas silvestres até notas de cedro. Quanto mais frio é o clima, mas tânico e austero é o vinho.

      Enquanto um Cabernet Sauvignon da ensolarada região de Napa Valley pode ser aproveitado ainda cedo, já que as generosas camadas de frutas maduras disfarçam os potentes taninos, os vinhos de Bordeaux – um terroir mais frio – demandam alguns anos para mostrar todas as suas qualidades.

       

      Origem da uva Cabernet Sauvignon

       

      Até o final dos anos 1990 não se sabia a origem da uva Cabernet Sauvignon, mas um estudo da Universidade de Davis, na Califórnia, acabou com o mistério: a uva é fruto de um cruzamento natural das uvas Cabernet Franc e Sauvignon Blanc.

      A descoberta trouxe grande surpresa para os estudiosos, que até então pensavam que uma uva tinta não poderia vir de um cruzamento com uma uva branca.

      Como a Cabernet Sauvignon é a matéria-prima principal dos mais famosos vinhos de Bordeaux, produtores de vinho de todo o mundo quiseram plantar esta uva em seus respectivos países. A uva se adaptou excepcionalmente bem no Novo Mundo, originando vinhos diferentes em cada canto do mundo, mas sempre com uma mesma espinha dorsal.

      A personalidade da Cabernet Sauvignon é tão forte que a identidade de uva aparece mesmo que ela entre em pequenas quantidades em um corte.

       

      Cultivo da Cabernet Sauvignon

       

      A Cabernet Sauvignon é uma uva relativamente fácil de ser cultivada, mas que demanda uma grande insolação para alcançar o pleno amadurecimento. Essa é uma das razões por que na sua região de origem – Bordeaux, na França – ela aparece em quantidade menor que sua companheira Merlot, que necessita de menos sol para ficar madura.

      Apesar da associação dos Bordeaux tintos à Cabernet Sauvignon, a uva se desenvolve melhor na região de Médoc e em alguns outros poucos terroirs de Bordeaux.

      Por outro lado, o sol abundante do Novo Mundo, em regiões como a Califórnia e o Chile, permite que a Cabernet Sauvignon fique completamente madura e acumule bastante açúcar.

       

      Características da Cabernet Sauvignon

       

      A uva tem cachos pequenos, com bagos miúdos e de casca espessa. Esta grande proporção de casca para suco é a responsável pela grande concentração e corpo dos vinhos feitos com a Cabernet Sauvignon.

      Os vinhos estão entre os mais ricos em resveratrol, o componente responsável pela propriedade antioxidante dos vinhos – além de serem uma delícia, os vinhos Cabernet Sauvignon são também ótimos para a saúde quando bebidos com moderação.

      Por sua grande concentração fenólica, é uma das uvas que mais se beneficiam com a maturação em barricas de carvalho. O estágio em carvalho amacia os taninos, além de conferir ao vinho um luxuoso aroma.

       

      Conheça um pouco das diferenças dos vinhos feitos em diversos lugares do mundo com a uva Cabernet Sauvignon:

       

      Vinhos do Bordeaux

      Bordeaux é o berço da uva Cabernet Sauvignon. Foram os vinhos de Bordeaux que serviram de inspiração para vários dos grandes vinhos do mundo, não apenas no Novo Mundo. Em Bordeaux, a uva Cabernet Sauvignon origina vinhos potentes e tânicos, sendo geralmente combinada com outras uvas, como a Merlot, para deixar o vinho mais macio e com notas de fruta.

       

      Vinhos da Califórnia

      Foi na Califórnia que surgiram os primeiros grandes vinhos do Novo Mundo feitos com a Cabernet Sauvignon.

      O sol da Califórnia permite que as uvas Cabernet Sauvignon fiquem completamente maduras em todas as safras, resultando em vinhos concentrados, potentes e suculentos, repletos de notas de fruta madura.

       

      Vinhos do Chile

      O Chile é uma das melhores fontes de vinhos de qualidade elaborados com a uva Cabernet Sauvignon. Tânicos e potentes, muitos mostram uma nota mentolada e um toque de pimentão-doce que, para grande parte dos especialistas, é a assinatura dos vinhos chilenos.

       

      Vinhos da Argentina

      Elaborado com uvas plantadas em altitudes muito elevadas aos pés dos Andes, os Cabernets Sauvignon da Argentina mostram as notas doces de frutas maduras dos Cabernets chilenos, mas geralmente sem as notas de menta e pimentão. Os melhores exemplos são bastante longevos.

       

      Vinhos da Itália

      Desde o final dos anos 1960, a uva Cabernet Sauvignon é o ingrediente principal de alguns dos mais famosos Supertoscanos, mas a história da uva no país é muito mais antiga. Além da Toscana, há bons exemplos na Sicília e Piemonteo, como o famoso Darmagi de Gaja. Os exemplos da Toscana são hoje os mais famosos, combinando os aromas típicos da casta com um interessante toque de alcaçuz.

       

      Vinhos da África do Sul

      A África do Sul produz vinhos potentes e exuberantes com a uva Cabernet Sauvignon. São menos opulentos que os vinhos de Napa Valley na Califórnia, mas certamente mais exuberantes que os clássicos exemplos de Médoc.

       

      VINHOS:

       

      • Bordeaux

      Medoc Private Reserve 2016 (S&S) – Código 33241

      • California

      Caymus Napa Valley Cab Sauv) – Código 34736

      Ridge Estate Cab Sauv)- Código 34742

      Morlet Family Les Petits Morlet 2016)- Código 34180

      • Chile

      Los Vascos Cromas Cab Sauv) – Código 2275180

      Cuvee Alexandre (Lapostolle)- Código 36528

      • Argentina

      Catena Alta) – Código 35851

      • Itália

      Cabernet Sauvignon (Tasca d’Almerita) – Código 33284

      Darmagi (Gaja)- Código 32967

      • Africa do Sul

      Boekenhoutskloof Cab Sauv Franschhoek)- Código 32253

       

      Materias relacionadas