Tinto Doce

Possuindo aromas ricos e bastante intensos, os rótulos de vinho tinto doce são alguns dos melhores e mais disputados vinhos de todo o mundo. Com uma estrutura única, a variedade é excelente quando acompanhada de chocolate, sendo uma das raras companhias existentes para o doce produzido e elaborado a partir do cacau. Além de evidenciar bastante o seu caráter quando degustado juntamente com sobremesas.

Harmonizando extremamente bem com alguns tipos de queijo, o vinho tinto doce pode ser apreciado, inclusive, como vinho de meditação, isto é, dispensando qualquer acompanhamento, uma vez que seu caráter e aroma são expressados de forma intensa no palato quando bebido sozinho.

A maioria dos exemplares de diversas partes do mundo sempre combinam fruta, corpo e taninos, sendo o raríssimo “Recioto Della Valpolicella”, um dos grandes rótulos italianos, um exemplar considerado um dos maiores tesouros do país europeu, uma vez que é incrivelmente rico e longevo.

O vinho tinto doce é caracterizado por ser uma variedade sofisticada, caracterizando-se por ser o mais clássico exemplar o Vinho do Porto da região de Douro em Portugal, conhecido e apreciado em todo o mundo. A variedade tinta possui açúcar residual, graças a sua fermentação que é interrompida com o acréscimo de aguardente vínica, um tipo de aguardente produzido a partir da sobra de uvas utilizadas na produção de vinhos tintos.

O vinho tinto doce muitas vezes é confundido por algumas pessoas com o vinho suave, entretanto, apesar de ambas as variedades serem doces, a diferença entre elas é bastante acentuada. Primeiramente, o vinho tinto doce possui qualidade bastante elevada naturalmente, e principalmente, quando comparado a outra variedade, uma vez que alguns dos melhores e mais caros vinhos do mundo são os tintos doces.

Outra coisa que deve ser levada em consideração é o método de fabricação e a origem do açúcar presente nos rótulos. No caso do vinho tinto doce, o açúcar provém da própria casta utilizada no processo de elaboração, podendo a uva ser colhida somente quando o processo de amadurecimento for concluído, ou então, com o acréscimo de destilados de uvas, como a bagaceira e a aguardente vínica, garantindo assim, maior nível de doçura ao rótulo. 

7 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por