Os vinhos da Ilha da Madeira estão entre os mais longevos do mundo

SAIBA MAIS

19 itens


Vinho Madeira

Elaborados na Ilha da Madeira, região localizada a 1.000 km da costa de Portugal, os vinhos Madeira possuem mais de quatrocentos anos de tradição, podendo ser considerados um dos mais longevos e únicos vinhos de todo o planeta. Fortificado com adição de aguardente vínica, o vinho madeira sofre um processo de estufagem no momento de sua vinificação, sendo submetido a temperaturas elevadas de até 55º C. Conferindo calor aos vinhos, esse processo propicia aos rótulos caráter oxidativo bastante particular. Dotados de ótima acidez, os exemplares podem possuir cores distintas, variando entre o âmbar e marrom café, tal característica é conferida aos vinhos de acordo com o seu envelhecimento, podendo alguns rótulos envelhecer por mais de 100 anos.

Geralmente elaborados com a casta Tinta Mole, os vinhos mais simples costumam ser vinificados em tanques de aço, também conhecidos como “cubas de calor”. Tal processo dura cerca de 90 dias, submetendo os vinhos a temperaturas de até 55º C. Vinificados por um processo muito mais demorado e conhecido como estufagem, os grandes vinhos Madeira possuem suas barricas armazenadas próximas ao teto do armazém, onde as temperaturas podem oscilar entre 30 º C e 40 º C. Gradualmente movidas para partes mais baixas do ambiente, onde há menor presença de calor, as barricas ficam no local até que os vinhos estejam prontos. Na maior parte dos casos, o envelhecimento dos rótulos pode levar mais de 20 anos.

Inscreva-se e receba novidades!

Saiba de tudo que acontece no mundo Mistral, promoções, ofertas, eventos e muito mais em primeira mão. Os melhores vinhos do mundo você encontra aqui.