Madeira

Elaborados na Ilha da Madeira, região localizada a 1.000 km da costa de Portugal, os vinhos Madeira possuem mais de quatrocentos anos de tradição, podendo ser considerados um dos mais longevos e únicos vinhos de todo o planeta. Fortificado com adição de aguardente vínica, o vinho madeira sofre um processo de estufagem no momento de sua vinificação, sendo submetido a temperaturas elevadas de até 55º C. Conferindo calor aos vinhos, esse processo propicia aos rótulos caráter oxidativo bastante particular. Dotados de ótima acidez, os exemplares podem possuir cores distintas, variando entre o âmbar e marrom café, tal característica é conferida aos vinhos de acordo com o seu envelhecimento, podendo alguns rótulos envelhecer por mais de 100 anos.

Geralmente elaborados com a casta Tinta Mole, os vinhos mais simples costumam ser vinificados em tanques de aço, também conhecidos como “cubas de calor”. Tal processo dura cerca de 90 dias, submetendo os vinhos a temperaturas de até 55º C. Vinificados por um processo muito mais demorado e conhecido como estufagem, os grandes vinhos Madeira possuem suas barricas armazenadas próximas ao teto do armazém, onde as temperaturas podem oscilar entre 30 º C e 40 º C. Gradualmente movidas para partes mais baixas do ambiente, onde há menor presença de calor, as barricas ficam no local até que os vinhos estejam prontos. Na maior parte dos casos, o envelhecimento dos rótulos pode levar mais de 20 anos.

Possuindo caráter bastante longevo, os exemplares de vinhos Madeira mantêm suas características inalteradas quando engarrafados por muito tempo, não perdendo seu caráter sensorial e seu bouquet harmonioso e rico. Geralmente varietais, os grandes vinhos Madeira de canteiro possuem um estilo particular, sendo esse de acordo com a casta que é utilizada no momento de sua elaboração. O rótulo Sercial é seco, enquanto o Verdelho, meio-seco. Para quem procura vinhos com maior teor de açúcar, as melhores opções são o Bual e o Malmsey, sendo o primeiro exemplar meio-doce e o segundo com características de um vinho doce. Já o Terrantez, raríssimo vinho, possui um estilo que pode variar entre o Verdelho e o Bual.

Para harmonizações com chocolates e café, o melhor exemplar é o que apresenta caráter doce, já para apreciação de queijos, opte pelo meio doce. No caso de aperitivos, o rótulo Sercial Seco é o mais indicado, elevando o momento gastronômico.

9 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por