Branco Doce

Apesar dos mais famosos vinhos de sobremesa serem os brancos doces, antigamente esse tipo de variedade sofria certo preconceito pela confusão que algumas pessoas faziam. Ao contrário do que muitos possam imaginar, o processo de elaboração do vinho branco doce nada tem a ver com o modo de fabricação utilizado nos vinhos brancos suaves, onde há adição de açúcar de forma não espontânea. Os maravilhosos e deliciosos rótulos dos vinhos brancos doce possuem açúcar natural, isto é, proveniente da própria uva utilizada na elaboração da bebida.

Bastante especiais e com rendimentos minúsculos, os melhores vinhos brancos doces provém de bagos de uvas que acumulam bastante açúcar, possuindo assim, quantidade suficiente para o vinho ficar doce, importante característica que preserva a acidez equilibrada dos rótulos. Sabe-se que na época da antiguidade, os vinhos doces brancos eram os mais disputados e renomados pela nobreza, sendo inclusive, reservados.

Com rótulos bastante especiais e admirados pelo mundo, o exemplo mais conhecido de vinhos brancos doces são as Sauternes de Bordeaux como o aclamado Château d’Y quem, considerado um dos maiores e mais longevos vinhos do mundo, com muitas regiões produtoras.

Os rótulos Tokaji, da Hungria, famosos pelo sabor único e a longevidade, são exemplos de vinhos históricos, sendo preferência da corte europeia em meados do século XVIII e XIX, contando, inclusive, com nomeação específica do rei francês da época, Luís XIV, que o considerou como “rei dos vinhos, vinhos dos reis”.

Os ricos e delicados vinhos doces brancos da Alemanha são excelentes exemplos de rótulos especiais e deliciosos, sendo os melhores classificados na categoria “Qualitätswein Mit Prädikat” ou apenas QmP. Apesar de existir vários exemplos de vinhos constituídos nessa classificação, os brancos doces aparecem na denominação Auslese e Beerenauslese. No primeiro caso será encontrado vinhos originados de uvas bem maduras, já no segundo exemplo, os rótulos provêm de uvas botritizadas, ou seja, que são atacadas pela podridão nobre quando ainda se encontram no vinhedo, originando assim, vinhos com acidez e doçura bastante equilibradas.

Existem vários meios de elaborar um vinho doce branco. Os exemplares podem ser produzidos a partir do processo de fermentação da uva que é interrompido logo no início com a colheita tardia da casta ou até mesmo, com o acréscimo de destilados feitos a partir da cepa. 

93 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por