O Chile encanta com vinhos de ótima qualidade e preço, feitos com uvas francesas e a emblemática Carménère
SAIBA MAIS85 itens em "Chile"
Vinhos do Chile
Vinhos chilenos: tradição, inovação e a diversidade de terroirs
O Chile possui antiga tradição vitivinícola. Inicialmente focado na elaboração de vinhos simples e baratos, a produção era voltada principalmente para o mercado interno.
Entre as décadas de 1980 e 1990, houve grande investimento em novas tecnologias por parte dos produtores - o que contribuiu para a produção de vinhos de alta qualidade destinados à exportação. Com isso, o Chile conseguiu se estabelecer como um produtor de vinhos confiáveis para o mercado global.

Perguntas Frequentes
1. Qual é o vinho mais famoso do Chile?
O vinho chileno mais famoso é o conceituado Lapostolle Clos Apalta. Atingindo 100 pontos na avaliação do crítico James Suckling na safra 2015 e sendo o primeiro vinho do Chile eleito o Melhor Vinho do Mundo pela Wine Spectator, esse vinho é um verdadeiro mito.
2. O que significa Carménère?
Carménère é o nome de uma uva. De origem francesa, a variedade foi considerada extinta até ser "redescoberta” no Chile no final do século XX - tornando-se a casta emblemática do país.
3. Vinhos do Chile são bons para harmonizar com carnes?
Sim! Em geral, os bons vinhos chilenos são concentrados, cheios de fruta madura, elaborados principalmente com a Cabernet Sauvignon, a Carménère e a Merlot. Esses vinhos são ótimas pedidas para harmonizar com carnes vermelhas, equilibrando a gordura e o sal da comida com os taninos e a acidez presentes nessas uvas.
4. Qual a diferença entre Reserva e Gran Reserva no Chile?
No Chile existem diversos termos de rotulagem que são legalmente reconhecidos, além dos nomes das regiões de Denominação de Origem. Mas, na prática, esses termos não possuem muito significado além de serem uma ferramenta de marketing, funcionando como uma indicação de estilo do vinho ao consumidor.
No país, o termo Reserva indica um vinho que tem percentual alcoólico de ao menos 12,0% e que pode ou não ter passagem por madeira. Gran Reserva, por sua vez, indica um vinho com teor alcoólico de ao menos 12,5% e que obrigatoriamente tem passagem por madeira. A utilização desses termos nos rótulos dos vinhos chilenos não é obrigatória, sendo uma escolha de cada produtor.
5. Quais são as principais regiões produtoras de vinho chileno?
Existem seis grandes regiões produtoras de vinho no Chile, que fazem parte do sistema de Denominação de Origem do país: Atacama, Coquimbo, Aconcagua, Valle Central, Sul e Austral. Em questão de relevância, as principais regiões seriam Aconcagua (produtora de ótimos vinhos de Sauvignon Blanc e Pinot Noir) e Valle Central (região vitivinícola mais extensa do Chile e provedora da maioria dos seus vinhos).























