
Soalheiro Primeiras Vinhas 2023
Código 39465 | Vinho português
R$ 457,29ou até 4x de R$ 114,32 sem juros
“Aromas intensos e textura cremosa se unem a uma acidez equilibrada, resultando em frescor e elegância.”
Decanter
Crítico Internacional
“Um vinho elegante, com equilíbrio fantástico, que se revela sutil, preciso e ao mesmo tempo limpo e fresco.”
Robert Parker
Crítico Internacional
“Um vinho encantador e vibrante, com uma tensão e vivacidade admiráveis.”
James Suckling
Crítico Internacional
“Um Alvarinho de textura primorosa - suculento, frutado e maduro.”
Wine Enthusiast
Crítico Internacional
Conteúdo exclusivo sobre o Produtor

Soalheiro
Soalheiro encontra-se em Monção e Melgaço, no extremo norte de Portugal, território do famoso Vinho Verde. A região, cercada de serras, reúne uma combinação ideal de precipitação, amplitude térmica e exposição solar, que, juntamente com os solos de origem granítica, formam um terroir privilegiado para a uva branca Alvarinho. Ali, João António Cerdeira, fundador da vinícola, plantou, na década de 1970, a primeira parcela contínua de vinhas de Alvarinho. Nascia, assim, a primeira marca de Alvarinho de Melgaço e “o produtor do melhor Vinho Verde”, segundo Jancis Robinson.
Sobre o vinho
O raro Primeiras Vinhas, já eleito o melhor vinho de Portugal no Decanter Wine Awards, nasce do primeiro vinhedo de Alvarinho plantado pela Soalheiro há 50 anos. Revela mais classe e complexidade que o aclamado Alvarinho Soalheiro, sendo provavelmente a expressão mais refinada da casta produzida em Portugal.
Tipo
Branco
Temperatura de serviço
09 a 11ºC
Temperatura de armazenamento
13 a 16°C
Teor alcoólico
13%
Sugestão de guarda
De 5 a 10 anos
Corpo
Médio
Vinificação
As uvas são colhidas manualmente, seguidas de desengace total e prensagem suave. A fermentação ocorre principalmente em inox, com 15% do volume em madeira usada — entre barricas, foudre e tonel. Todo o processo é conduzido com controle de temperatura.
Vinhedo
Uvas provenientes de vinhedos localizados em Monção e Melgaço, no extremo norte de Portugal, das primeiras vinhas plantadas em 1974 e de parcelas com mais de 30 anos.
Maturação
Maturado em tanques de aço inox, com 15% do volume em madeira usada — barricas, foudre e tonel — em contato com as borras e com bâtonnage. Após o estágio, permanece mais 6 meses em garrafa antes de ser comercializado.



















