Rosado

Incrivelmente versáteis e com alto potencial para acompanhar de excelente forma momentos gastronômicos, os vinhos rosados, mais conhecidos pela denominação francesa rosé, ficam entre os brancos e tintos, sendo um meio termo entre os dois tipos de vinho.

A coloração dos vinhos rosados podem variar entre um salmão claro e escuro, se aproximando mais da coloração suave das rosas Champagne ou da cor profunda de um vinho tinto leve. Bastante populares no verão do continente europeu, os rosés sofriam bastante preconceito no Brasil até pouco tempo, graças aos exemplares que fizeram sucesso nos anos 1960 e 1970, caracterizados por serem bastante adocicados e possuírem baixa qualidade.

A grande maioria dos vinhos rosados de qualidade passam por um processo de vinificação específico, processo esse que caracteriza-se por deixar o vinho em contato breve com cascas de uvas utilizadas na elaboração de rótulos tintos. Sendo os pigmentos presentes na casca os que conferem cor aos vinhos, o produtor deixa as cascas no mosto por várias horas e depois as separa, passando a vinificar o exemplar como se fosse branco.

Técnica também muito utilizada na produção de rosados de qualidade, a sangria consiste em deixar o vinho tinto mais concentrado com a retirada de um pouco de vinho que está sendo fermentado, a fim de aumentar a proporção de cascas para o restante do líquido que sobra no tanque. Com esse vinho retirado, é feito o rosado (rosé).

Já na região de Champagne, os melhores vinhos rosados são elaborados por um método diferente, sendo adicionado um pequeno percentual de vinho tinto ao vinho branco, entretanto, os elaborados a partir desse processo costumam apresentar qualidade mais baixa.

Os vinhos rosados podem ser elaborados a partir da uva tinta Grenache, na região da França, já no caso dos Estados Unidos, mais precisamente na Califórnia, a casta mais utilizada é a Zinfandel.

Possuindo aromas de frutas silvestres, poucos taninos e ótima acidez, os vinhos rosados são ótimos para serem apreciados e degustados no momento de refeições, acompanhando muito bem uma enorme diversidade de pratos. Excelentes para serem bebidos sozinhos também, os rótulos de vinhos rosados são uma ótima escolha para serem apreciados como aperitivo. 

114 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por