Nebbiolo

Originária da região do Piemonte, na Itália, onde foi identificada no século XIII, a uva Nebbiolo é a uva dos grandes vinhos tintos italianos, como os reputados Barolo e Barbaresco e, ao lado da casta Sangiovese, é uma das mais nobres cepas tintas da Itália.

O nome da casta é baseado nas condições climáticas da região de Piemonte, local conhecido por apresentar uma forte presença de neblina. O termo Nebbiolo provém da palavra nebbia (neblina), condição climática extremamente presente nas colinas de cultivo da casta na época do outono, período em que a uva é colhida para dar início à elaboração de vinhos tintos poderosos.

Possuindo cacho alongado e casca fina, as uvas denotam uma presença marcante de pruína, uma espécie de cera que confere um leve tom esbranquiçado ao bago da Nebbiolo, outra característica que pode ter influenciado a escolha do nome para essa casta.

A uva Nebbiolo é cultivada nas encostas da região do Piemonte,  local que reúne características singulares para que haja o crescimento e amadurecimento correto das vinhas, tornando-as favoráveis à elaboração de vinhos tintos intensos.

Seus vinhos têm aroma intenso e complexo, maravilhoso, com características únicas. Na boca são poderosos, tânicos, com grande acidez e bastante austeridade. Perfeitos para acompanhar momentos gastronômicos que possuam sabores marcantes e fortes, os tintos elaborados com a casta Nebbiolo acompanham de forma única e com duradouro momento de prazer e degustação carnes assadas, risotos e queijo grana padano.

Embora seja uma uva um pouco difícil ao primeiro contato, ela produz vinhos tintos grandiosos, que podem durar muito tempo. Alguns dos vinhos elaborados com a casta Nebbiolo amadurecem mais de 10 anos antes de serem apreciados e degustados, atingindo o melhor ponto de consumo.

O tinto “Sperss Langue Nebbiolo 2007” do renomado produtor Gaja tem presença de 94% da casta Nebbiolo e 6% de uva Barbera, o vinho é considerado um dos melhores vinhos da Itália, expressando de forma excelente as características e expressões da casta piemontesa. Produzido com vinhas cultivadas nas melhores localizações das encostas de Serralunga d´Alba, o tinto da região de Barolo é encorpado e potente, sendo extremamente complexo e elegante. 

19 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por