África do Sul

A África do Sul é conhecida por combinar em seus vinhos tintos e brancos o sabor e a intensidade do Novo Mundo, com a classe e a elegância dos rótulos da Europa.

O país é um dos maiores destaques da atualidade, com celebrados vinhos finos, equilibrados e saborosos, sempre de excelente relação qualidade/preço. Na verdade, tanto pelo estilo da viticultura quanto pela antiguidade dos vinhedos, é difícil decidir se é mais apropriado classificar a África do Sul como “Novo Mundo” ou “Velho Mundo” em matéria de vinhos.

Os vinhedos do país foram plantados já no começo do século XVII, pela holandesa Cia das índias Orientais, enquanto a viticultura recebeu um grande impulso com a chegada de muitos imigrantes huguenotes franceses à região do Cabo, entre os quais vários decidiram se dedicar a produção de vinhos.

A África do Sul dispõe de tamanha relevância no universo do vinho que está entre as 10 maiores produtoras de vinho do mundo. Parte disso é refletido na quantidade de vinícolas e produtores encontradas na região: estima-se que há, atualmente, cerca de 340 vinícolas e 4.200 produtores em atividade no país.

Com clima temperado, a África do Sul cultiva inúmeras variedades de uvas, mas tem na poderosa Pinotage a imagem de sua uva mais emblemática. A casta foi criada na própria região, quando o professor Abraham Izak Perold da University Stellenbosch realizou o cruzamento entre as uvas Pinot Noir e Cinsaut, gerando assim, a uva que hoje simboliza a vinificação da África do Sul.

Os vinhos tintos elaborados com a uva Pinotage são intensos e bastante encorpados, com um aroma muito característico. Variedades de uvas francesas também são encontradas nos vinhedos sul africanos, como as castas Cabernet Sauvignon, Syrah e Merlot, que se adaptaram muito bem ao país e também produzem grandes tintos, de sabor e estirpe.

A África do Sul produz alguns maravilhosos “Cape Blends”, cortes bordaleses ou com outras uvas. Os excelentes vinhos de Syrah estão entre as novidades mais celebradas no país na atualidade. A África do Sul também produz vinhos brancos excelentes e muito finos.

Algumas das melhores barganhas do mundo do vinho na atualidade estão na África do Sul, com vinhos tintos e vinhos brancos de fantástica relação qualidade/preço. São todos achados que realmente vale a pena descobrir! 

57 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por