Nova Zelândia

A Nova Zelândia é consagrada por produzir alguns dos melhores vinhos do mundo elaborados a partir da casta Sauvignon Blanc, sendo também terra de deliciosos Chardonnay e fantásticos vinhos tintos, como os ricos Pinot Noir e os elegantes Cabernet Sauvignon.

Anos atrás, foram os deliciosos Sauvignon Blanc de Marlborough os responsáveis por chamar a atenção do mundo para os ótimos vinhos neozelandeses. Hoje, sabe-se que o país produz também inúmeras outras maravilhas, como os vinhos Chardonnays fantásticos, longevos e complexos. Alguns bons exemplares desse sucesso são os Kumeu River, Isabel Estate e o Elston, de Te Mata. No caso dos vinhos tintos, os rótulos são mundialmente conhecidos por serem muito finos e saborosos.  

A sensação do momento na Nova Zelândia são os ótimos vinhos produzidos com a uva Pinot Noir, casta conhecida por ser temperamental, que se adaptou maravilhosamente bem ao clima frio do país, produzindo alguns vinhos ricos, cheios de classe e elegância.

Alguns Pinot Noir neozelandeses são mais frutados e alegres, mas os melhores — como os celebrados exemplares de Felton Road, Martinborough Vineyards e Isabel Estate — são finos e complexos, em geral, em um estilo mais potente e concentrado que a maioria dos Borgonha.

Embora a supremacia da região de Borgonha permaneça inquestionável, os exemplares da Nova Zelândia estão entre os vinhos que mais se aproximam de sua habilidade com a Pinot Noir, apresentando uma personalidade rica e sedutora.

Os melhores vinhos Cabernets da Nova Zelândia são produzidos na quente (para os padrões do país) região de Hawke’s Bay, onde o grande nome é Te Mata, a mais antiga e tradicional vinícola do país. Seus Coleraine e Awatea, elegantes vinhos tintos no estilo dos elaborados na região de Bordeaux, são verdadeiros ícones no país. As uvas estrangeiras Merlot, Syrah e Chardonnay também se destacam na região, como demonstram os ótimos vinhos elaborados por Te Mata e Sileni.

Exportando, em média, 58,7 milhões de litros de vinho por ano, a Nova Zelândia possui 10 regiões produtoras de vinho em toda a sua extensão territorial, nas quais operam cerca de 530 vinícolas dentro das limitações do lado Norte e Sul das ilhas que compõem o país.

55 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por