Bordeaux

Talvez a mais celebrada e conhecida região vinícola do mundo, Bordeaux é a terra dos grandes Châteaux, que, em geral, fazem jus à fama de produzir vinhos muito elegantes, longevos, encorpados e classudos. Os melhores são realmente excepcionais, enquanto os mais acessíveis apresentam boa relação entre qualidade e preço e são pouco menos encorpados.

Acredita-se que as primeiras variedades de vinhas de Bordeaux foram levadas para a região francesa cerca de dois mil atrás pelas mãos de soldados romanos, que as utilizavam para consumo próprio. Desde então, inúmeras características de clima e cultivo contribuíram para fazer de Bordeaux a mais famosa região produtora de vinhos do mundo.

O clima da região é equilibrado, livre de geadas ou verões intensos, e as diferenças marcantes entre suas inúmeras microrregiões, expressas, por exemplo, nas variações do nível de mineralidade do solo, garantem terroirs bastante distintos e peculiares.

Para distinguir e reconhecer as qualidades de cada sub-região de Bordeaux, e seus respectivos terroirs, foram criada apelações de origem oficiais, ou as AOC (Appellation d’Origine Contrôlée), que protegem a genuinidade de áreas como Médoc, Graves, Pomerol e Pauillac, por exemplo.

Localizada no sudoeste da França, perto da costa do Oceano Atlântico, a região apresenta a mais extensa área de Denominação de Origem do mundo. As variedades de uva cultivadas em Bordeaux são, principalmente, as castas tintas Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon e, no espectro das uvas brancas, as mais comuns são Sauvignon Blanc, Sémillon e Muscadelle.

Os exemplares elaborados na região francesa são vinhos elegantes, intensos de sabor e raramente, pesados e fortes. Em Bordeaux, tanto os vinhos tintos quanto os brancos são elaborados com a presença de duas ou mais variedades de uva, a fim de se obterem rótulos que denotem sabores mais complexos.

A região francesa de Bordeaux é considerada a terra dos grandes e renomados vinhos Châteaux, classificados como exemplares elegantes e encorpados. A palavra “Châteaux” significa “castelos”, em francês, mas não é usada necessariamente para designar a propriedade onde a bebida é produzida, e sim uma variedade de vinho. Alguns vinhos que carregam a denominação Chateau encontram-se entre os exemplares mais caros do mundo. 

458 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por