Douro

Famosa pela elaboração do renomado Vinho do Porto, a região do Douro também tem dado origem, mais recentemente, a alguns vinhos tintos fantásticos, que vêm causando furor em Portugal e no mundo afora. Extremamente potentes, encorpados e concentrados, mas ao mesmo templo classudos e elegantes, são rótulos que podem durar muito tempo. 

A região do Douro é uma das áreas vinícolas mais antigas da Europa e produz vinhos há pelo menos 2 mil anos. Localizada no nordeste de Portugal e próxima ao rio do Douro, a região possui o clima ideal para o cultivo de inúmeras variedades de uva, pois protege os vinhedos dos fortes ventos da área.

O Douro possui solos ricos em nutrientes e compostos de rochas metamórficas laminadas (xisto), perfeitos para o plantio das reputadas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Cão e Tinta Barroca. As uvas tintas recebem uma condição excelente de cultivo na região portuguesa do Douro, uma vez que o solo retém água, moderando a umidade e controlando o rendimento das castas.

Rodeada por cadeias de montanhas, a região portuguesa possui um clima rigoroso, isto é, verões bastante secos e quentes e invernos extremamente rígidos. Com mais de 250 mil hectares de vinhedos, a região do Douro é dividida em 3 sub-regiões: Baixo Corgo, Douro Superior e Cima Corgo.

O Baixo-Corgo encontra-se ao extremo oeste do Douro, com a presença intensa de chuvas e elevado rendimento de castas, pois 29,9% das plantações são destinadas aos vinhedos. Já o Douro Superior, sub-região localizada no extremo leste do Douro, apresenta um clima mais seco, entretanto, é a fonte dos melhores vinhos do Porto Vintage.

A terceira sub-região, o Cima Corgo, localiza-se a meio leste do Douro, e apresenta clima predominantemente seco, resultando em uvas de menor rendimento. Apesar disso, as melhores vinhas da região do Douro encontram-se nesta sub-região, justamente pela aposta na elaboração de vinhos mais concentrados e com maior potencial de envelhecimento

A região do Douro possui amplo prestígio quando o assunto é vinho branco, produzindo exemplares espetaculares, considerados alguns dos melhores vinhos de Portugal.

53 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por