Ribera del Duero

A região Ribera del Duero dá origem a vinhos fantásticos, e conquistou uma enorme e merecida reputação nas últimas décadas. Isso se deve, sobretudo, a altíssima qualidade de seus vinhos tintos, que estão entre os melhores do mundo. São vinhos de conhecedores, com grande concentração e potência, intensos, muito elegantes, complexos e harmônicos.

O nome foi dado a região por conta do Douro, importante rio que fica próximo à área. A região espanhola começou a ganhar destaque no mundo do vinho graças a produção dos tão cultuados tintos que lembravam, na época, as elaborações bordalesas. Composta por 102 vilarejos, a região possui, em média, 11.560 hectares de superfície de vinhedos, além de 178 vinícolas.

O clima e o solo de Ribera del Duero são bastante característicos: o solo é constituído de calcário e possui um aspecto bastante arenoso, além de contar com a presença de sedimentos argilosos e gesso, já o clima da região é continental, ou seja, com pouca incidência de chuvas e estações bem definidas.

A uva mais emblemática da região de Ribera del Duero é a Tinta Del País ou, comumente conhecida como uva Tempranillo. A casta se adaptou de excelente forma ao clima específico da região, devido ao seu amadurecimento rápido e crescimento curto. Os vinhos dessa variedade são caracterizados por acidez equilibrada e boa estrutura tânica.

No passado, a região era mundialmente conhecida por sua produção de rosés, mas hoje, após um intenso processo de transformação de suas técnicas de vinicultura e métodos de produção, a terra dos fantásticos rosés transformou-se na terra dos vinhos tintos, dando origem a exemplares muito elegantes, potentes e intensos. A crítica e os especialistas do vinho acompanharam essa mudança com um olhar de grande apreço, que alterou o modo de compreender a Espanha como um todo.

O grande sucesso de Ribera del Duero, como conhecemos hoje, ganhou força com essas mudanças na elaboração de seus rótulos. O turbilhão que invadiu a região espanhola foi tanto que o número de produtores de vinhos no território praticamente triplicou.

Apesar de o vinho símbolo da região ser o tinto, Ribera del Duero oferece aos amantes de bons vinhos amplas variedades, podendo ser encontrados na região exemplares jovens com dois meses de envelhecimento, velhos reservas à moda antiga e aqueles que abreviam o período de envelhecimento em barris. 

45 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por