Israel

Israel é considerado por muitos o berço da produção de vinhos. No entanto, com a difusão do islamismo na região, e suas consequentes medidas restritivas, os vinhedos foram destruídos. Foi com a volta dos judeus à Terra Santa, no século XIX, que as vinhas voltaram a ser plantadas, mas a revolução qualitativa dos vinhos israelenses somente ocorreu na década de 80, com o plantio de variedades nobres de uvas em locais mais frescos.

Hoje, apenas 15% da produção é voltada a vinhos feitos exclusivamente para cerimônias religiosas e os melhores produtores conseguem talhar vinhos de qualidade bastante elevada. Nas colinas da Judéia, região que apresenta clima mediterrâneo mais ameno em consequência das colinas e solo com a presença de calcário, Domaine du Castel, o melhor produtor do país, dá origem a vinhos ricos e cheios de personalidade, com um acento regional e classe mundial.

A história da vinicultura parece estar intimamente ligada à região de Israel, onde estudos arqueológicos encontraram utensílios antigos usados para fabricação de vinho, provando a existência de uma grande atividade vinícola no país séculos atrás.

Atualmente, Israel possui cerca de 6 mil hectares de vinhedos plantados, dos quais a maior parte localiza-se nas montanhas de Samson e Samaria. A região de Samaria é a maior produtora do país e possui clima mediterrâneo, característica que dá aos vinhos elaborados no país um caráter mais intenso e elegante. As uvas de maior prestígio da região são a Merlot, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Cabernet Sauvignon.

Alguns dos vinhedos que mais impressionam em Israel estão no deserto de Negev. O local possui características bastante peculiares quando nos referimos ao solo e ao clima, onde a temperatura média do dia chega a alcançar incríveis 45°C. Por isso, os vinhedos são irrigados com alta tecnologia e extraem de uvas bordalesas e mediterrâneas vinhos ricos e cheios de personalidade, agradando aos mais exigentes paladares.

Com fronteiras estreitas e ampla tradição na vinicultura, Israel investiu na pesquisa e no desenvolvimento de suas técnicas produtivas, inspirando-se nos principais centros produtores do mundo para dominar tecnologias avançadas que regem com sucesso a ampla diversidade geoclimática que abriga. Sem dúvidas, um país que merece notoriedade entre os grandes produtores de vinhos do mundo.

4 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por