Sicília

A Sicília atualmente é onde a Itália talvez mais se aproxime do Novo Mundo. Muitos produtores de talento têm elaborado ótimos vinhos com uvas internacionais, como Syrah, Chardonnay e Cabernet Sauvignon de excelente qualidade. O estilo é intenso, concentrado e explosivo, cheio de fruta, mas em geral, guardando um caráter italiano. Alguns destes vinhos receberam muitos prêmios e elogios nos últimos tempos.

A uva Nero d’Avola também se destaca muito. Os vinhos da região de Etna, por sua vez, têm enorme potencial. Há espaço também para os vinhos mais tradicionais, é claro, como o típico Marsala, que é doce e leva aguardente (como o Porto) e o Passito di Pantelleria, um excelente vinho branco de sobremesa, elaborado com uvas deixadas para secar ao sol.

Sicília é a maior ilha do Mediterrâneo, separada da Itália pelo Estreito de Messina. Com áreas montanhosas e acidentadas, os solos da região italiana são pobres e localizam-se em encostas com ótima incidência de raios solares. Já o clima, com verões intensos e baixa quantidade de chuva, torna a região italiana ideal para que as videiras alcancem o ápice de sua qualidade.

A maior parte dos produtores da região dedica-se ao cultivo de uvas nativas, que apresentam sua verdadeira personalidade na Sicília e dão origem a maravilhosos vinhos. A autóctone Nero d’Avola tem coloração intensa e presença de taninos estruturados e robustos, e tem sido utilizada na elaboração de vinhos varietais que se tornaram símbolos da Sicília.

Outra uva nativa que se destaca na região italiana é a Nerello Mascalese, que se tornou uma boa aposta de alguns produtores da região. Os vinhos que elabora apresentam bastante personalidade e são elegantes, tânicos e com excelente estrutura.

O vinho fortificado Marsala, símbolo da Sicília, é considerado o “primo italiano” dos vinhos portugueses do Porto e Madeira, além do espanhol Jerez. O Marsala é classificado conforme sua coloração e é produzido a partir de uvas cultivadas, geralmente, a apenas 1km de distância do mar. As uvas brancas utilizadas nesse vinho podem ser Inzolia, Damaschino, Catarratto e Grillo, e as tintas ficam entre Pignattello, Nero d’Avola, Nerello Mascalese e Calabrese. 

50 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por