Austrália

A Austrália consagrou-se nos últimos anos por produzir alguns dos melhores vinhos tintos e brancos do mundo, em geral intensos, exuberantes e concentrados, muitas vezes elegantes, complexos e detentores de grande classe.

Devido a sua ampla extensão territorial, a Austrália apresenta inúmeros climas e diferentes regiões vinícolas, cada uma com sua marcante personalidade. Há desde paisagens desérticas e quentes até regiões realmente frias, como Yarra Valley.

A tecnologia moderna teve um papel muito importante no desenvolvimento dos vinhos australianos e o país é um verdadeiro pioneiro neste aspecto. Na década de 1950, alguns produtores já fermentavam vinhos brancos em tanques de aço-inox, com temperatura controlada. A Austrália está na vanguarda da pesquisa vinícola, com o desenvolvimento de novas tecnologias e diversos estudos técnicos.

Como resultado disso, o país obteve um grande aumento na qualidade de seus vinhos, que hoje em dia costumam ser tecnicamente impecáveis. Os vinhos australianos têm uma personalidade peculiar e chega a ser fácil reconhecê-los. Geralmente encorpados e densos, sempre bastante acessíveis, saborosos e cheios de fruta, são vinhos muito agradáveis de se beber, que conquistaram o mercado internacional.

Assim como ocorre em todo Novo Mundo do vinho, alguns rótulos produzidos em massa apresentam um estilo demasiadamente comercial, entretanto, aqueles que são elaborados por bons produtores, em geral, são bastante equilibrados, excelentes para sua faixa de preço.

Conquistando o mercado internacional, alguns vinhos australianos podem ser extraordinários, detentores de grande classe, elegância e estrutura, sendo classificados, inclusive, como alguns dos melhores rótulos de todo o mundo.

Entre os vinhos tintos, as grandes estrelas são aqueles elaborados com a casta Shiraz (elaborados com a variedade francesa Syrah, que na Austrália recebe o nome de Shiraz) e Cabernets. Além disso, outras uvas possuem destaque na região, entre elas estão as uvas Merlot e a Pinot Noir, que ganharam bastante espaço nos últimos anos, sendo utilizadas na elaboração de alguns ótimos exemplares.

Entre maravilhosos vinhos brancos da Austrália, os Chardonnays, Sémillons e Rieslings recebem maior destaque, sendo muito reputados, enquanto o país produz também bons Sauvignon Blanc, em um estilo bastante exótico e tropical, embora sem a refrescante acidez e finesse dos neozelandeses.

42 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por