Piemonte

O Piemonte é uma das famosas regiões produtoras da Itália, conhecida pelos lendários vinhos Barolo e Barbaresco, bem como pelos saborosos Dolcetto, Barbera e Nebbiolo e por seus vinhos brancos gostosos e aromáticos. São vinhos de altíssima qualidade, únicos no mundo e entre o melhor que se pode produzir, de muita personalidade e caráter. A região está em alta e seus vinhos são cada vez melhores e mais disputados.

A casta mais importante da região do Piemonte é a uva Nebbiolo. Os dois maiores vinhos do mundo são produzidos a partir dessa variedade de uva, o Barolo e o Barbaresco. São exemplares extremamente encorpados, com muita personalidade e contam com a presença de um elevado teor alcoólico. Além disso, esses dois vinhos apresentam um maravilhoso bouquet, diferente de qualquer outro exemplar já produzido.

Um vinho tinto importante para Piemonte é o Barbera, originado a partir de sua uva homônima. O vinho era bastante ácido e rústico, entretanto, após ao amadurecimento da bebida em pequenos barris de carvalho, tornou-se muito melhor. Os espetaculares vinhos Barbera são intensos, ricos e saborosos.

É possível encontrar também vinhos espumantes, produzidos pelo mesmo método utilizado para originar o Champagne na Itália, chamado de método clássico. Uma das grandes especialidades da região do Piemonte é o Moscato d’Asti, produzido com a uva Moscatel. Esse vinho é levemente frisante e tem pouca concentração de álcool, tornando-se um exemplar extremamente leve.  

A região do Piemonte localiza-se no noroeste da Itália, bem próxima a cordilheira dos Alpes ocidentais, fazendo fronteira com um dos países referência em qualidade no mundo do vinho, a França.

Piemonte possui um dos mais ricos patrimônios vinícolas da Itália. Com uma extensão territorial com mais de 70.000 hectares de vinhedos, a região italiana produz, aproximadamente, 4 milhões de hectolitros de vinho por ano, e é uma das mais importantes do país europeu na produção de vinhos de excelente qualidade.

A região do Piemonte apresenta mais de 16 Denominazione de Origine Controllata e Garantita (DOCG) e 42 Denominazione de Origine Controllata (DOC), ocupando o primeiro lugar na Itália em vinhos protegidos pela mais alta chancela.

96 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por