Cahors

A região francesa de Cahors é o berço da uva Malbec, conhecida também como Auxerroi e Côt Noir. Cahors possui a maior diversidade de castas plantadas em todo o território francês, denotando a importância da região vinícola para o país europeu. Além disso, as uvas tintas cultivadas na região são a maioria, representando 80% da produção total de Cahors.

A França é o mais tradicional produtor de vinhos de qualidade e maior referência em todo o mundo. Produzindo uma grande diversidade de estilos - que geralmente servem de inspiração para os vinhos criados em todo o mundo - a França oferece vinhos grandiosos nas mais diversas regiões, ajudando a definir o conceito de terroir. São vinhos feitos para serem servidos à mesa e os melhores são capazes de envelhecer por muitos anos.

O vinho Cahors, produzido a partir da uva tinta Malbec, é conhecido como “vinho negro” devido a sua coloração intensa e escura, proveniente de um processo em que uma grande fração do suco fermentado é fervida. Essa variedade de vinho denota taninos mais aveludados, consequência das técnicas de vinificação empregadas.

A legislação atual da região francesa determina que o vinho Cahors seja produzido com, no mínimo, 70% da uva Malbec, podendo ser cortado com até 30% da macia Merlot ou da tânica Tannat. Os exemplares jovens do vinho Cahors possuem cores densas e até mesmo negras. Entretanto, a variedade apresenta um excelente potencial de envelhecimento, suavizando inclusive, a coloração do vinho.

Com uma prova de degustação realizada por críticos e especialistas do mundo do vinho, e um envelhecimento de no mínimo 16 meses, os vinhos Cahors são rotulados como Charte de Qualité (Carta de Qualidade) ou Cahors Excellence, garantindo a excelência desse prestigiado vinho tinto.

Além da uva Malbec cultivada amplamente em Cahors, é possível encontrar também as castas tintas Tannat, Negrette, Petite Manseng, Fer Servadou, Gros Manseng e Mauzac.

Em 1971, a região de Cahors foi oficializada como Appellation d’Origine Contrôlée ou AOC. A partir dessa denominação, os franceses começaram a mencionar no rótulo dos vinhos produzidos em Cahors, além do tipo de uva, a AOC.

12 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por