Franken

A região de Franken, localizada na Alemanha, é conhecida também como Francônia em outras regiões vinícolas. Seus vinhos são detentores de grande sucesso e conquistam cada vez mais os críticos e especialistas.

A Alemanha é berço de alguns dos melhores e mais longevos brancos do mundo, produzidos com a aristocrática uva Riesling. Existe uma grande variedade de estilos incluindo os populares vinhos secos, vinhos bem doces e os ótimos semi-doces, excelente companhia para muitos pratos da nova cozinha asiática. 

O maior destaque da região de Franken são os vinhos elaborados a partir de uvas brancas, reforçando a tradição do país no cultivo dessas castas. Cerca de 90% dos vinhedos (6.100 hectares) são destinados ao cultivo de uvas brancas e, apesar da uva Riesling ser a de maior prestígio na Alemanha, por dar origem a longevos e maravilhosos vinhos brancos, a casta mais emblemática de Franken é a uva Silvaner, seguida da uva mais plantada, a Müller-Thurgau.

O clima continental da região alemã apresenta invernos extremamente rigorosos e verões intensos e quentes, levando aos vinhos elaborados com a uva Silvaner um caráter singular, diferente dos exemplares produzidos em outras áreas vinícolas do mundo que utilizam a mesma variedade de uva. Os vinhos a base da Silvaner são vinhos encorpados, secos e com aromas particulares.

O sucesso da uva Silvaner é tão expressivo em Franken que a casta é conhecida como um dos símbolos de vinificação da região, sendo utilizada na produção do delicioso vinho Wurzburger Stein, conhecido também como o “Rei do Franken”.

Cerca de 40% dos vinhos produzidos na região alemã são colocados em garrafas bojudas típicas, conhecidas como “Bocksbeutel”. Nenhuma outra forma de garrafa é identificada tão rapidamente e com tanta espontaniedade como as da região vinícola de Franken. Atualmente, a Bocksbeutel continua sendo uma singularidade da região, mas também, indicadora da alta qualidade dos vinhos.

6 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por