Penedés

A região de Penedés é conhecida no mundo do vinho pela produção de Cavas, vinhos espumantes que, se forem elaborados por bons produtores, podem chegar ao nível dos bons Champagne. Localizada no noroeste da Espanha, a região conta com vinhos classificados entre os melhores do mundo e produz ótimos vinhos tintos e brancos, de muita classe e concentração. Alguns deles estão entre os melhores da Espanha.

Uma vez que faz parte da Catalunha, Penedés pode ser considerada uma das mais antigas regiões vinícolas da Espanha e de toda a Europa. O clima mediterrâneo, caracterizado por verões quentes e invernos não muito rigorosos, tem a presença de chuva moderada, bastante demarca pelas estações.

Apesar do clima predominantemente mediterrâneo, algumas variações podem ocorrer de uma sub-região a outra. Penedés conta com 3 sub-regiões: Penedés Superior, Penedés Marítimo e Penedés Central. Os nomes das regiões foram atribuídos por conta de seu posicionamento geográfico divergente, ou seja, mais próximo a cordilheira do interior, entre o mar e a cordilheira e, por último, na planície entre as duas zonas, respectivamente.

Com tipos diferenciados de vinhos, podem ser encontrados na região vinhos brancos, tintos, roses e os famosos espumantes Cavas. Em se tratando de vinhos brancos, as melhores variedades são elaboradas no Penedés Marítimo, enquanto os vinhos tintos com caráter mais encorpado provêm do Penedés Superior.

Apesar das variedades de uvas tintas serem cultivadas no território da região noroeste da Espanha, como as castas Tempranillo, Merlot e Cabernet Sauvignon, mais de 75% da extensão total de cultivo das vinhas é destinada aos tipos de uva de coloração branca, entre os quais se destacam as uvas Macabeo, Chardonnay, Xarel-lo, Parellada e Moscatel d´Alexandria.

Sabe-se que a região espanhola de Penedés é a área de maior cultivo das uvas Chardonnay e Cabernet Sauvignon em toda a Espanha, evidenciando a importância e o destaque que os produtores espanhóis dão às cepas estrangeiras em comparação às uvas cultivadas no país.

Cavas, o vinho espumante de maior sucesso e prestígio da região de Penedés começou a ser produzido em meados de 1870, proporcionando maior destaque à área vinícola frente ao mundo do vinho. 

22 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por