Rías Baixas

Rías Baixas é uma região galega, produtora do célebre Albariño, um dos grandes vinhos brancos espanhóis. Os melhores são elegantes, de boa estrutura, muito característicos, em um estilo diferente do Alvarinho português, mas também muito marcante.

Antigamente, a região era chamada de Albariño, mas com a Espanha integrando a União Europeia e as novas leis do bloco, uma região não poderia possuir o mesmo nome que uma variedade de uva. A partir de 1988, o nome oficial da região passou a ser Rías Baixas.

O nome Ría corresponde a um estuário, isto é, o último destino de um rio, onde a mistura entre água doce do rio e salgada do mar ocorre. A região espanhola é exuberante pela presença de desembocaduras amplas e profundas. Dessa maneira, o grupo sul é chamado de Rías Baixas, isto é, estuários inferiores.

Os vinhedos da região espanhola localizam-se dentro da província de Pontevedra, na Galiza, e a denominação é a mais importante da área. Rías Baixas abrange mais de 6 mil viticultores que distribuem suas uvas para mais de 150 vinícolas. A produção anual da região concentra-se em 30 milhões de garrafas ou, cerca de, 23 milhões de litros de vinho.

A uva Albariño é a mais cultivada em Rías Baixas, cerca de 97% dos vinhedos são destinados para o cultivo desta variedade de uva. Outras uvas também são autorizadas pela legislação, como as brancas Treixadura, Torrontés, Godello, Caiño Blanco e Loureira Blanca. Já na variedade tinta, as uvas encontradas são Espadeiro, Loureira Tinta, Sousón e Caiño Tinto.

Uma das principais características encontradas nos vinhos produzidos em Rías Baixas são os aromas afiados, frutados e ricamente florais. A região dá origem a alguns dos vinhos brancos secos mais prestigiados da Espanha.

O ícone da denominação são os varietais de Albariño, exemplares agradáveis, de intensidade e persistência médias. O sabor dessa variedade de vinho é elegante e complexo, além de serem exemplares frescos, de grande acidez e harmoniosos.

Embora Rías Baixas tenha se tornado uma DO apenas em 1988, a região espanhola tem crescido rapidamente graças aos esforços realizados pelos seus produtores, aplicando modernas técnicas de vinificação para apresentar a qualidade da casta símbolo de Rías Baixas, a uva Albariño.

5 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por