O amplo e diverso Valle del Rapel é dividido entre duas famosas sub-regiões vinícolas do Chile: Valle del Cachapoal e Valle de Colchagua
SAIBA MAIS1 item em "Valle del Rapel"
Vinhos do Valle del Rapel
O Valle del Rapel está situado na parte central do Chile e faz parte da famosa região vinícola do Valle Central, juntamente com as sub-regiões de Maipo, Curicó e Maule.
Rapel localiza-se entre a Cordilheira dos Andes, a leste, e o Oceano Pacífico, a oeste. Os verões quentes e secos do Valle del Rapel favorecem o amadurecimento das uvas, enquanto a elevada altitude das cadeias montanhosas e a influência marítima ajudam a manter níveis ideais de acidez.
No geral, os vinhedos localizados no centro do Valle del Rapel, mais fértil e com temperaturas mais elevadas, tendem a ser utilizados para vinhos de maior produção. Já os vinhos mais exclusivos, costumam ser elaborados com uvas vindas de vinhedos no sopé das cordilheiras ou mais próximos à costa – embora existam exceções, com rótulos excelentes sendo produzidos em determinadas áreas centrais do vale.
Devido à sua extensão e diversidade, Rapel é dividida em outras duas sub- regiões: Valle del Cachapoal, na parte norte, e Valle de Colchagua, ao sul.
Cachapoal é a mais quente entre as duas sub-regiões, dado que se encontra mais isolada das refrescantes brisas marítimas do Pacífico. Aqui, costumam ser produzidos principalmente vinhos tintos das castas Cabernet Sauvignon, Carménère, Syrah e Merlot – usualmente mais maduros e estruturados.
Já Colchagua estende-se mais para o oeste, recebendo bastante influência da região costeira do Chile. Assim, além dos tintos mais concentrados também produzidos no interior do vale, as condições mais frescas da costa permitem a elaboração de ótimos exemplares de Sauvignon Blanc, Chardonnay e Pinot Noir – variedades que tendem a preferir climas mais amenos.

