Brachetto

A uva Brachetto é uma uva tinta do noroeste da Itália responsável por dar origem a excelentes vinhos tintos e espumantes, além de participar da elaboração dos vinhos denominados de Brachetto D’Acqui. Estes exemplares são muito aromáticos e doces, ideais para acompanhar sobremesas, dispondo de grande reputação entre os amantes do vinho.

Usualmente confundida com a uva francesa Braquet, natural de Nice, a uva Brachetto é, na verdade, originária das colinas de Monferrato, na Itália. Considerada uma uva de baixos rendimentos, a uva Brachetto possui cachos robustos que apresentam muitos bagos, de pele fina mas firme, com coloração escura e profunda, e elevado teor de açúcar natural.

Nos vinhedos da uva Brachetto é possível sentir um peculiar aroma de rosas, e em alguns rótulos há também notas de morango, exaladas quando o vinho é servido.

Raramente encontrada em vinhos de corte, a uva Brachetto é, em geral, empregada em varietais espumantes tintos, levemente adocicados e suaves, normalmente apreciados ainda jovens. Os aromas mais comuns encontrados nesses vinhos espumantes tintos são os de cravo e os florais, assim como morango, cereja, framboesa e amora.

Para a melhor harmonização de vinhos que contenham a uva Brachetto em sua composição, são aconselhados pratos doces, como tortas, que contenham creme de chocolate com avelãs ou frutas frescas.