Catawba

A Catawba é uma uva tinta de origem norte americana utilizada na produção de sucos, geleias, gelatinas e vinhos. A variedade foi descoberta em algum dos estados do leste, possivelmente Carolina do Norte, próximo ao Rio Catawba, no começo do século 19, e chegou a ser a casta mais cultivada no país até a metade do século.

Esta variedade de uva exige um longo tempo de amadurecimento, e é bastante utilizada na produção de vinhos espumantes devido a sua alta acidez natural. Suas videiras possuem folhas largas, muito parecidas com as Vitis labrusca, de cor verde médio com textura semelhante ao couro na parte de cima, e tricomas na parte de baixo. Os frutos são grandes, com formato oval. Além de ser razoavelmente suscetível a doenças, é uma planta difícil de cultivar, e exige um prolongado tempo para atingir a maturidade do fruto.

O sucesso da Uva Catawba se deve aos vinhos tintos, rosés e espumantes que ganharam popularidade nos Estados Unidos e foram, durante algum tempo, exportados até mesmo para países da Europa. Em 1860, no entanto, descobriu-se que as plantas possuíam alta vulnerabilidade ao míldio, o que causou grandes perdas de cultivo e produção. A Guerra Civil Americana, ocorrida pouco depois, também contribuiu para diminuir a popularidade da uva.

Atualmente, ela é cultivada no Canadá, Inglaterra e nas regiões centro-oeste e Costa Leste dos Estados Unidos. A variedade de uva tem alcançado grande sucesso na região dos Lagos Finger, no estado de Nova York, além de demonstrar um bom desenvolvimento em algumas áreas em torno dos Grandes Lagos. Também é encontrada nos estados de Arkansas, Geórgia, Michigan, Missouri, Ohio, Pensilvânia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Washington.

A uva Catawba é conhecida também por uma infinidade de outros nomes como Arkansas, Captraube Rot, Catawba Rosa, Catowba Tokay, Cher Kee, Cherokee, Fancher, Francher Kello White, Francher Kells White, Keller's White, Lebanon, Lebanon Seedling, Lichigan, Lincoln, Lincolun, Mammoth Catawba, Meads Seedling, Mecleron, Merceron, Michigan, Muncy, Muncy Pale Red, Municipale Red, Omega, R'd Muncy, Red Muncy, Rose Of Tennessee, Rote Captraube, Sarato A, Saratoga, Singleton, Tekomah, Tokay, Virginia Amber, e White Catawba. Acredita-se, ainda, que uma sub-variedade desta uva surgiu em Nova York, que seria uma mutação com cor mais clara e frutos em um rosa escuro.