Fer

A uva Fer, conhecida também como Fer Servadou, é uma variedade tinta encontrada em vinhedos no sudoeste da França, especialmente, em Marcillac. Os vinhos elaborados a partir da uva Fer possuem médio corpo e taninos firmes, bem como sabores de groselha vermelha, figo e algumas notas de pimenta, muito agradável aos paladares mais modernos.

Ainda que pequeno, o cultivo da uva Fer Servadou está em ascensão. As vinhas, cada vez mais, prosperam nos solos pedregosos e ricos em ferro ao redor da cidade de Marcillac. Os vinhos rotulados sob Marcillac AOC devem ser produzidos com, pelo menos, 90% da uva Fer, ao lado das castas Cabernet Sauvignon, Prunelard ou Merlot.

Em Gaillac bons vinhos de corte Fer são produzidos juntamente com as uvas Syrah e Duras. Além disso, na região também são elaborados vinhos varietais Fer, rotulados sob a denominação regional de Gaillac (IGT). A uva Fer Servadou é utilizada também para adicionar cor e concentração aos vinhos de Madiran, Fronton, Béarn e em Cabardès, região vizinha à Languedoc-Roussillon. Em Madiran, também no sudoeste, ela é conhecida como Pinenc e utilizada em menor quantidade ao lado das outras uvas cultivadas na região como a Tannat e as Cabernets.

A uva Fer passou por regiões da Espanha antes de chegar no sudoeste da França, embora venha sendo cultivada em Marcillac por centenas de anos. Contudo, no final do século XIX, a praga filoxera assolou os vinhedos da Europa e a variedade quase foi extinta. O renascimento da Fer ocorreu graças ao cultivo de alguns produtores regionais e, até os dias de hoje, essa variedade permanece em ascensão.

Algumas discussões ocorrem a respeito do nome que a variedade possui, isto é, alguns especialistas acreditam que o nome “fer” deriva da palavra francesa “ferro”, referindo-se a dureza da variedade. Outros, no entanto, sugerem que “fer” é proveniente da palavra latina “ferus”, ou seja, silvestres ou selvagens – em referência aos sabores e aromas da uva.

Conhecida também como Pinenc, Braucol, Caillaba, Folle Rouge e Mansois, a uva Fer Servadou possui descendência na família Carmenère, de acordo com testes de DNA. Existe ainda uma outra uva com o mesmo nome, na Argentina, mas esta é um clone da Malbec.