Feteasca Alba

A uva Feteasca Alba é uma variedade branca amplamente cultivada na Europa Oriental, em especial, na Moldávia, Hungria, Romênia, Ucrânia, Roménia e Bulgária. O nome “Feteasca” relaciona-se com a palavra “donzela”, em romeno, e é compartilhado entre três diferentes variedades – Festeasca Regala, Feteasca Neagra e Feteasca Alba – isto é, “donzela branca”, em referência a coloração da uva.

A Feteasca Alba é a primogênita da família Feteasca, a partir do qual as outras duas variantes evoluíram. No entanto, a uva Feteasca Regala é a mais cultivada dentre as três, dando origem a vinhos com excelente complexidade e aromas.

Já os vinhos Feteasca Alba são secos, aromáticos e apresentam sabores tropicais, podendo ser utilizado também na elaboração de bons vinhos espumantes e doces, que são, muitas vezes, misturados com outras castas regionais.

Os níveis de açúcar encontrados na Fetesca Alba são elevados, o que a torna adequada para a produção de excelentes vinhos doces. Contudo, em regiões com climas quentes, a variedade luta para atingir e manter bons índices de acidez.

Em regiões vinícolas da Romênia, local onde a variedade é amplamente cultivada, a Feteasca Alba adapta-se facilmente com o clima continental da área, atingindo seu ápice qualitativo e dando origem a vinhos capazes de agradar a diferentes paladares.

A uva Feteasca Alba, anos atrás, foi pensada para ser a mesma variedade que a casta húngara Leanyka, já que ambas possuem as mesmas qualidades ampelógrafas e os dois nomes possuem significado semelhante. No entanto, após a realização de estudos e testes de DNA comprovou-se que se tratam de duas variedades diferentes, que não estão intimamente relacionadas em tudo.