Produto adicionado à sacola

Godello

A uva Godello, nativa do noroeste da Espanha, é uma variedade rara encontrada apenas no seu país de origem e em Portugal, onde é conhecida como Gouveio.

Trata-se de uma uva branca, com cachos compactos e pequenos, bem como seus bagos, arredondados e pequenos, com coloração verde amarelada. Sua pele é espessa e a polpa possui consistência média, além disso a videira da uva Godello é relativamente vigorosa, mas, regularmente abaixo da produtividade.

Os vinhos produzidos a partir da uva Godello são exemplares que possuem excelente relação entre a acidez e o álcool. Ou seja, tais vinhos podem alcançar um alto nível de graduação alcoólica e apresentarem uma acidez natural elevada, o que lhes possibilitam uma boa capacidade de envelhecimento. Outra característica marcante nos vinhos Godello é a excelente mineralidade que tais exemplares possuem, qualidade extremamente apreciada nos dias de hoje.

É na região espanhola de Valdeorras que a Godello expressa sua máxima elegância. Com clima mediterrânico continental, Valdeorras sofre influência do oceano Atlântico, criando um clima ideal para a produção de vinhos brancos de alta qualidade. O vinho mais expressivo produzido com a uva Godello na denominação de origem Valdeorras é o Valdeorras Godello, elaborado com 100% da mesma variedade que lhe dá o nome.

Na década de 1970, a uva Godello quase foi extinta e sobreviveu graças ao esforço de alguns produtores regionais, principalmente da Galícia, que através de algumas vinhas remanescentes conseguiram reverter a tendência de extinção dessa variedade.

Atualmente, encontram-se apenas, cerca de, 1.200 hectares da Godello em áreas vinícolas espanholas e 2.000 hectares em Portugal. Apesar disso, a demanda por vinhos produzidos a partir dessa variedade de uva vem crescendo, com interesse, principalmente, do mercado americano e em versões fermentadas em barril.

A preferência do consumidor americano por vinhos produzidos a partir da uva Godello relaciona-se com a semelhança que essa variedade possui com a uva Chardonnay. Os vinhos elaborados com a Godello em sua versão sem madeira tornam-se mais minerais, remetendo aos vinhos produzidos em Borgonha. Já os vinhos produzidos em versões amadeiradas remetem aos maravilhosos Chardonnay elaborados na Califórnia.

Filtre sua Busca

País

Pontuados

Tipo

Tamanho

Destaques

Filtre sua Busca

País

Pontuados

Tipo

Tamanho

Destaques