Hondarrabi Zuri

A Hondarrabi Zuri é, sem dúvidas, a uva branca dominante no País Basco. Essa variedade é responsável pela elaboração dos tradicionais vinhos Txakoli, exemplares leves, com coloração clara e aromas minerais. Conhecida também como Hondarribia, Hondarribi Zuri e Ondarribi Zuri, a palavra “Zuri” presente no nome da variedade, no dialeto basco, significa “branco”.

Essa variedade de uva recebe bastante destaque nas regiões vinícolas do País Basco. Tais regiões apresentam excelente umidade e brisas provenientes do oceano Atlântico, responsáveis por criar um terroir bastante distinto do encontrado nas demais áreas vinícolas da Espanha, garantindo que as uvas cultivadas atinjam o ápice qualitativo e adquiram características únicas e marcantes.

Os vinhos elaborados a partir da Hondarrabi Zuri são frescos, brilhantes e extremamente minerais, reflexo da paisagem encontrada apenas no País Basco. Além disso, os vinhos Txakoli, tradicionais apenas na região de origem da uva Hondarrabi Zuri, são rotulados por uma única denominação de origem, conhecida por três diferentes grafias – Txakoli de Getaria, Txakoli de Bizkaia e Txakoli de Álava.

Encontrada na elaboração de inúmeros vinhos varietais, a uva Hondarrabi Zuri participa também da produção de vinhos de corte, ao lado das uvas nativas do País Basco. Do mesmo modo, as castas internacionais Folle Blanc, Chardonnay, Pinot Blanc, Sauvignon Blanc e Riesling também participam da composição dos blends elaborados com a Hondarrabi Zuri.

Atualmente, os vinhos Txakoli estão desfrutando de algum reconhecimento internacional, ou seja, está cada vez mais conquistando seu espaço no mundo do vinho. Por sua vez, a uva Hondarrabi Zuri ainda não é encontrada com facilidade em quantidades comerciais em qualquer outro lugar no mundo, apenas nas regiões vinícolas do País Basco.

A cidade de Fuenterrabía, localizada na costa oriental da Espanha, conhecida como Hondarribia no idioma local, originou o nome desta variedade de uva. Além disso, uma outra variante tinta, chamada Hondarrabi Beltza, também recebeu o nome da cidade, no entanto, tais variedades não possuem maiores semelhanças, a não ser pelo nome “Hondarrabi”.