Nero D’Avola

A uva tinta Nero D’Avola é a uva negra da cidade de Avola, região italiana localizada na costa sudeste da Sicília. Os vinhos aos quais essa variedade de uva dá origem são encorpados e possuem coloração escura. A Nero D’Avola é utilizada com grande frequência em blend com as uvas como Cabernet Sauvignon, Syrah, Frappata e Merlot, garantindo maior complexidade de aromas e paladar aos vinhos.

Áreas de cultivo da uva Nero D’Avola podem ser encontradas na Austrália, na Califórnia e nos Estados Unidos, importante região vitivinicola do Novo Mundo, mas a região de maior expressão dessa casta é, sem dúvidas, na região da Sicília, província responsável pela produção de premiados e elogiados vinhos com estilo intenso e frutado, que resguardam o caráter de vinhos tipicamente italianos.

Na produção siciliana, a uva Nero D’Avola costuma aparecer em dois estilos vitivinícolas diferentes. No primeiro, os vinhos apresentam caráter rico e sabores que referenciam café e chocolate, provenientes do envelhecimento prolongado em barris de carvalho. Já o segundo estilo, mais elegante, sugere sabores como frutas vermelhas e ervas, uma vez que têm curto período de envelhecimento.

Conhecida também como uva Calabrese, a fruta apresenta elevados níveis de taninos e acentuada acidez, acompanhados de aromas intensos que fazem da casta uma variedade interessante e intrigante. Os vinhos Nero D’Avola têm teor alcoólico que varia entre 13,5 e 14,5%.

Esse tipo de uva dá origem a vinhos que acompanham muito bem pratos com o uso de especiarias, como cascas de laranja, folhas de louro e sálvia. Os exemplares que possuem a Nero D’Avola em sua composição podem apresentar algumas características semelhantes aos vinhos produzidos com a uva Syrah, tanto pela tonalidade escura quanto pelo excelente equilíbrio.

Considerado um dos grandes vinhos tintos de corte da Sicília, o vinho “Rosso del Conte 2008” do produtor Tasca d’Almerita, apresenta 85% da casta Nero D’Avola em sua composição, junto com uma seleção de ótimas uvas, como a Perricone, Syrah e Merlot. Tendo sido muito bem recebido pela crítica, o vinho recebeu 92 pontos do prestigiado enólogo Robert Parker.

Refinado e elegante, o Rosso del Conte 2008 é um vinho rico com toques de taninos aveludados que garantem uma experiência singular aos amantes de vinhos. O exemplar acompanha com maestria refeições a base de carnes, bem como pratos com sabores marcantes.

9 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por