Petite Arvine

A Petite Arvine é uma uva branca cultivada, especialmente, na região suíça de Valais e em Valle d’Aosta, na Itália. Essa variedade é responsável pela elaboração de vinhos com excelentes níveis de acidez e aromas de frutas cítricas, demonstrando, muitas vezes, toques minerais no palato.

Acredita-se que a uva Petite Arvine é cultivada há mais de 500 anos em Valais, no entanto, alguns pesquisadores e especialistas consideram que a variedade foi trazida da Itália ou, até mesmo, de Savoie, região da França.

Além disso, a origem do nome “Arvine” também é contestado – acredita-se que essa denominação faz referência a rota com que a variedade chegou à Suíça. Já o prefixo “Petite” foi adicionado, primeiramente, para distinguir a variedade da casta Gross Arvine – utilizada, antigamente, na elaboração de vinhos comerciais.

As vinhas da Petite Arvine apresentam brotação precoce e maturação que necessita de um maior período de tempo. Além disso, essa variedade se adapta com facilidade em regiões que recebam elevada incidência solar e são protegidas do vento, a fim de que as uvas atinjam a maturação completa e originem excelentes vinhos.

Apesar de ser uma casta propensa a doenças encontradas comumente em vinhedos, a Petite Arvine é uma variedade que apresenta generosos rendimentos, além de dar origem a exemplares que possuem excelente notoriedade perante o mundo do vinho.

Para muitos críticos e especialistas, os exemplares elaborados a partir da Petite Arvine encontram-se entre alguns dos melhores vinhos da Suíça, com estilos que variam entre exemplares secos e rótulos com notável doçura. Os vinhos Petite Arvine também podem se beneficiar quando as vinhas apresentarem baixos rendimentos, resultados obtidos por bons produtores.

Apesar da alta qualidade que apresenta, a uva Petite Arvine é cultivada apenas em pequenas quantidades, em especial, na Suíça e, em quantidades ainda menores, nas regiões vinícolas da Itália.