Plavac Mali

A Plavac Mali é uma uva tinta nativa da Croácia e que serve de base para a elaboração de alguns dos melhores vinhos tintos do país. Além de ser uma das variedades mais cultivadas na sua terra natal, ela é famosa por produzir exemplares que apresentem colorações profundas e intensas, com sabores de cereja preta e notas de pimenta e especiarias.

Essa variedade é cultivada na costa da Dalmácia e, principalmente, na península de Peljesac, onde as vinhas se beneficiam dos solos arenosos localizados em terraços cultivados em direção ao sul, evitando os efeitos não desejados do sol do Mediterrâneo.

Nestes terroirs, a Plavac Mali apresenta baixos rendimentos, concentrando melhor os aromas e sabores das uvas. Os vinhos elaborados a partir da Plavac Mali são ricos em taninos e possuem elevados níveis de álcool, bem como excelente capacidade de envelhecimento – característica que muitas vezes não é percebida nos vinhos produzidos na Croácia. Os exemplares mais tradicionais são os apresentados sob as denominações de Postup e Dingac, famosos pela excelente concentração e estrutura que possuem.

O nome da variedade tem relação com a aparência da uva, ou seja, “mali” significa pequeno, enquanto “plavac” trata-se de um sufixo acrescentado a diversas castas da Croácia, em referência a coloração azulada das bagas, ou seja, se o nome dessa uva fosse traduzido para o português, seria algo como “azulzinha”.

A uva Plavac Mali possui bagas pequenas e de pele grossa, com alta concentração de açúcares, responsáveis por dar origem a vinhos estruturados, tânicos e que muitas vezes são finalizados com uma pequena quantidade de açúcar residual, a fim de proporcionar um perfeito equilíbrio.

Durante o século XX pensava-se que a uva Plavac Mali era geneticamente idêntica a casta californiana Zinfandel. No entanto, após a realização de um teste em Paris, em 1976, descobriu-se que as variedades não eram idênticas, mas sim interligadas geneticamente, ou seja, a Plavac Mali é descendente da uva Zinfandel.

Conhecida também como Babic ou apenas Plavac, a uva Plavac Mali dá origem a vinhos tintos ricos e com excelente capacidade de envelhecimento.