Teroldego

A uva tinta Teroldego é uma variedade amplamente cultivada no Alto Adige, região vinícola no norte da Itália. Há apenas um DOC para os vinhos varietais produzidos a partir da Teroldego em sua terra natal – o Teroldego Rotaliano.

A Teroldego produz vinhos tintos escuros e intensamente frutados, um estilo que se tornou ícone para a indústria de vinhos do Trentino. Além disso, tais exemplares podem ser consumidos dentro de três anos após o engarrafamento ou, até mesmo, envelhecer por dez anos. Em blends, a uva Teroldego é utilizada para adicionar cor aos exemplares e é cultivada em Toscana e Veneto para esta utilidade.

Essa variedade também se adaptou com facilidade ao terroir e aos climas das regiões vinícolas brasileiras, dando origem a excelentes vinhos. A Teroldego é uma uva com fortes taninos e casca grossa e, dependendo da área onde estiver cultivada, dá origem a vinhos com diferentes estilos. Em regiões mais frias, assim como a Serra Gaúcha, essa variedade é responsável por elaborar vinhos menos potentes e aromáticos, bem como exemplares com coloração mais clara.

No entanto, se a uva Teroldego estiver cultivada em regiões mais quentes e ensolaradas, como é o caso da Serra do Sudeste e Campanha, os vinhos tintos serão mais encorpados, aromáticos e com fortes taninos – suavizados com o uso de barris de carvalho.

Embora existam algumas plantações dessa variedade de uva em regiões da Califórnia, Austrália e Brasil, a casa da Teroldego é a área norte do Alto Adige, plantada entre as montanhas, peculiaridade que adiciona as frutas características únicas e marcantes. A uva Teroldego é cultivada na Itália há centenas de anos e seu nome relaciona-se com uma pequena área dentro do Alto Adige que possui o mesmo nome.

Na região italiana do Trentino, a Teroldego é a uva tinta mais importante de Dolmitas, sub-região responsável por ligar a cidade de Cortina D’Ampezzo a Bolzano. Essa variedade de uva reina na região de Dolmitas e possui características interessantes, produzindo vinhos jovens e agradáveis, além de exemplares com capacidade de envelhecer por décadas.