Alicante

A região de Alicante localiza-se no leste da Espanha, bem próxima de outras áreas vinícolas importantes, como Jumilla e Valência. A Espanha é um dos países com a maior gama de opções para os amantes dos bons vinhos, oferecendo tintos, brancos e rosados de uma grande variedade de preços e estilos.

Alguns exemplares das regiões mais quentes são bem macios e exuberantes, em um estilo que deve agradar os apreciadores dos melhores vinhos do Novo Mundo. Dotada da maior área plantada de vinhedos do mundo, a Espanha recebeu um impressionante montante de investimentos nas zonas vinícolas no final do século XX, resultando em um incrível salto qualitativo da produção. Hoje, é possível encontrar desde os tradicionais vinhos da região de Rioja até vinhos modernos e cheios de fruta e complexidade, como os grandes vinhos do Priorato.

Como a maioria das regiões espanholas, Alicante possui a vinicultura enraizada em sua história e cultura. Acredita-se que as primeiras vinhas cultivadas na região tenham sido trazidas pelos gregos e posteriormente, cultivadas pelos romanos e pelo povo mouro.

O prestígio da região de Alicante é relatado em histórias muito antigas como um dos grandes destaques da região. Uma delas conta que o rei da França Luís XIV recusava praticamente todos os vinhos em seu leito de morte, exceto aqueles produzidos na região de Alicante, que agradou o monarca em seus últimos anos de vida.

Como uma das grandes exportadoras de vinho da época do Renascimento, Alicante exerceu grande influência no mundo do vinho até a maior parte do século XX. Entretanto, a partir desta data, a região sofreu uma notória queda na qualidade de seus vinhos, quando alguns de seus produtores passaram a se concentrar na expansão do volume de vinho produzido e não mais na qualidade dos exemplares.

Tempos mais tarde, para resgatar o prestígio e a qualidade dos vinhos de Alicante, os produtores da região investiram no aprimoramento de seus métodos e técnicas de vinificação, promovendo mudanças decisivas na qualidade dos vinhos. Hoje, os exemplares elaborados em Alicante são reconhecidos em todo o mundo pelo enorme prestígio que possuem, e a região tornou-se, em 1957, uma Denominação de Origem Controlada.

Com solo predominantemente calcário e baixos níveis de matéria orgânica, a região espanhola de Alicante cultiva as uvas brancas Chardonnay, Muscat of Alexandria e Sauvignon Blanc. Já nas variedades de uvas tintas encontram-se Merlot, Cabernet Sauvignon, Garnacha, Tempranillo, Monastrell, Alicante Bouschet e Bobal.

Um dos exemplares mais emblemáticos da região é o vinho tinto Fondillón. A variedade é normalmente comercializada como vinho de sobremesa, mas, é possível encontrar versões secas da bebida. A uva utilizada para a produção do exemplar tinto é a emblemática cepa Monastrell, a mais famosa uva da região de Alicante. Essa variedade de casta é utilizada quando se encontra muito madura, denotando coloração âmbar escuro e graduação alcoólica elevada ao vinho tinto Fondillón.