Bierzo

A região de Bierzo, localizada na Espanha, fica próxima à Galícia, outra área de grande importância para a vinicultura do país. Bierzo é palco de destaque da uva Mencía, um dos maiores tesouros dos vinhedos da região.

A uva Mencía, possuidora de imensa personalidade, é a principal variedade tinta cultivada em Bierzo e ocupa cerca de 70% das plantações de uvas. Apesar disso, a região também utiliza outros tipos de casta na elaboração de seus maravilhosos vinhos, como as uvas Cabernet Sauvignon, Tempranillo e Merlot, além é claro, da uva de coloração branca, Doña Blanca, detentora de 10% do total da área de cultivo da região espanhola.

Os vinhedos de Bierzo são cultivados em planícies, com altitudes que podem variar entre 450 e 1.000 metros acima do nível do mar. O solo da região é caracterizado pela presença de argila em algumas partes e cinzas vulcânicas metamorfizadas em outras, culminando em uma área de cultivo bastante fértil.

O clima da região de Bierzo é predominantemente continental, recebendo em média, 721 mm de chuvas nas áreas de cultivo das uvas, característica bastante benéfica que, aliada à sua temperatura média anual, de 12,3ºC, propicia às uvas condições ideais de maturação.

A Espanha é um dos países com a maior gama de opções para os amantes dos bons vinhos, oferecendo tintos, brancos e rosados de uma grande variedade de preços e estilos. Alguns vinhos das regiões mais quentes são bem macios e exuberantes, em um estilo que deve agradar aos apreciadores dos melhores vinhos do Novo Mundo.

Dotada da maior área plantada de vinhedos do mundo, incluindo muitos de vinhas bastante antigas, a Espanha recebeu um impressionante montante de investimentos nas zonas vinícolas no final do século XX, resultando em um incrível salto qualitativo da produção. Hoje, é possível encontrar desde os tradicionais vinhos Rioja até exemplares modernos e cheios de fruta e complexidade, como os grandes vinhos do Priorato.

A região espanhola de Bierzo passou por uma mudança drástica no seu cenário de vinicultura, investindo mais em novas tecnologias e técnicas de vinificação. Com isso, os novos vinhos da região passaram a ser bem diferentes do que os tradicionais elaborados antigamente.

Os novos vinhos tintos da região de Bierzo são caracterizados e conhecidos por sua coloração intensa, além da predominância de aromas minerais. No palato, os vinhos exprimem grande potência, dotados de enorme estrutura, mas, sem perder em sutileza.

Os vinhos brancos produzidos em Bierzo dividem-se em duas categorias: há os que utilizam um corte das uvas Doña Blanca, Godello e Palomino, e os varietais, que são elaborados somente com a Doña Blanca.

6 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por