Berço do consagrado vinho do Porto, o Douro hoje brilha com tintos premiados que colocam Portugal no mapa dos grandes vinhos
SAIBA MAIS0 itens em "Douro"
Nenhum produto encontrado
Vinhos do Douro
Famosa pela elaboração do renomado Vinho do Porto, a região do Douro também tem dado origem, mais recentemente, a alguns vinhos tintos fantásticos, que vêm causando furor em Portugal e no mundo afora. Extremamente potentes, encorpados e concentrados, mas ao mesmo templo classudos e elegantes, são rótulos que podem durar muito tempo.
A região do Douro é uma das áreas vinícolas mais antigas da Europa e produz vinhos há pelo menos 2 mil anos. Localizada no nordeste de Portugal e próxima ao rio do Douro, a região possui o clima ideal para o cultivo de inúmeras variedades de uva, pois protege os vinhedos dos fortes ventos da área.
O Douro possui solos ricos em nutrientes e compostos de rochas metamórficas laminadas (xisto), perfeitos para o plantio das reputadas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Cão e Tinta Barroca. As uvas tintas recebem uma condição excelente de cultivo na região portuguesa do Douro, uma vez que o solo retém água, moderando a umidade e controlando o rendimento das castas.
Rodeada por cadeias de montanhas, a região portuguesa possui um clima rigoroso, isto é, verões bastante secos e quentes e invernos extremamente rígidos. Com mais de 250 mil hectares de vinhedos, a região do Douro é dividida em 3 sub-regiões: Baixo Corgo, Douro Superior e Cima Corgo.
O Baixo-Corgo encontra-se ao extremo oeste do Douro, com a presença intensa de chuvas e elevado rendimento de castas, pois 29,9% das plantações são destinadas aos vinhedos. Já o Douro Superior, sub-região localizada no extremo leste do Douro, apresenta um clima mais seco, entretanto, é a fonte dos melhores vinhos do Porto Vintage.
A terceira sub-região, o Cima Corgo, localiza-se a meio leste do Douro, e apresenta clima predominantemente seco, resultando em uvas de menor rendimento. Apesar disso, as melhores vinhas da região do Douro encontram-se nesta sub-região, justamente pela aposta na elaboração de vinhos do Douro mais concentrados e com maior potencial de envelhecimento.
A região do Douro possui amplo prestígio quando o assunto é vinho branco, produzindo exemplares espetaculares, considerados alguns dos melhores vinhos de Portugal.
