Montsant

A região de Montsant trata-se de uma denominação nova, que antes era chamada de Tarragona. É uma região próxima ao Priorato, que também produz alguns vinhos excepcionais e de minúscula produção com suas velhas vinhas de Garnacha e Cariñena. Alguns deles, como o Cabrida, têm galgado os primeiros lugares nos painéis de degustação com os melhores vinhos tintos da Espanha.

Produzindo, em média, 27 milhões de litros de vinho anualmente, a região espanhola obteve um notável crescimento nos últimos anos, despertando a atenção dos especialistas e críticos do mundo do vinho.

Exportando 50% de seus rótulos, a região de Montsant possui cerca de 1.903 hectares de vinhedos em todo o seu território, destacando-se o cultivo das uvas nativas, como a Carignan e a Grenache. As duas representam a essência de Montsant na elaboração de vinhos.

É possível encontrar outras variedades de uva cultivadas na região. No caso das de coloração tinta, as uvas Tempranillo, Monastrell, Merlot, Cabernet Sauvignon, Mazuela, Syrah e Picapoll são as mais comuns. Já entre as variedades brancas de destaque, encontram-se as castas Pansal, Chardonnay, Macabeo, Moscatel e Garnacha Blanca.

Com clima predominantemente mediterrâneo, Montsant possui temperaturas elevadas durante o dia e durante a noite, criando condições perfeitas para as uvas lá cultivadas. Já a composição do seu solo, elemento primordial para definir qual será a qualidade das cepas, pode variar bastante de um extremo para o outro.

São três as composições de solo mais recorrentes da área vinícola: a llicorella, onde encontram-se camadas de ardósia com um aspecto bem fino, os compactos com presença de granito, e os solos que possuem areia vermelha na composição.

Dentre eles, destaca-se a llicorella, que auxilia no amadurecimento das uvas, uma vez que retém o calor proveniente da exposição solar com maior facilidade, elevando a qualidade das uvas.

Assim como a variação das matérias presentes nos solos, os vinhos produzidos  em Montsant também possuem características bastante diferentes entre si. Os vinhos brancos apresentam normalmente um caráter mais sedoso, enquanto os tintos, caracterizam-se pelo bom corpo que possuem. 

8 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por