Com vinhedos espalhados pelo estado, São Paulo vem se tornando um polo de vinhos brasileiros de alta qualidade devido ao uso da dupla poda
SAIBA MAIS2 itens em "São Paulo"
Vinhos de São Paulo
As primeiras videiras cultivadas no Brasil foram plantadas em São Paulo pelo português Brás Cubas, em 1532 – primeiramente no litoral paulista, e em seguida na zona leste da cidade de São Paulo. As uvas trazidas da Europa à época, no entanto, não se adaptaram muito bem ao clima da região e não prosperaram.
A produção de vinhos somente se consolidou no estado no século XIX, com o estabelecimento dos imigrantes italianos. Mas, apesar de no início terem insistido nas tentativas de cultivo de uvas europeias, as variedades que melhor se desenvolveram no estado foram as uvas americanas – que representam até hoje a maior parte da produção vinícola em São Paulo.
Ainda assim, existem áreas dentro do estado muito bem-sucedidas na produção de vinhos finos de alta qualidade – especialmente a região da Serra da Mantiqueira, com vinhedos plantados em altitudes mais elevadas e a nova região montanhosa de Ribeirão Branco, no sul do estado. Variedades de maturação mais precoce como Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico conseguem ser colhidas no verão antes do período das chuvas, que poderiam ser prejudiciais para a saúde das uvas e diluir seus sabores. Essas variedades são tradicionalmente utilizadas para a produção de excelentes espumantes.
Além disso, a utilização da inovadora técnica da dupla poda a partir do início dos anos 2000 vem modificando o cenário dos vinhos paulistas. Essa técnica, adaptada à realidade brasileira pela EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), permite que os produtores colham as uvas durante o inverno, quando não há tanta chuva e as noites são mais frescas. Os chamados “Vinhos de Inverno” são elaborados principalmente com as castas Syrah e Sauvignon Blanc, que melhor se adaptaram à técnica da dupla poda. Mais frutados e concentrados, os vinhos vêm chamando atenção da crítica e ganhando reconhecimento.



