Catarratto

A Catarratto é uma uva branca amplamente cultivada na Sicília, região do sul da Itália, onde 60% dos vinhedos são destinados ao cultivo dessa variedade, utilizada na elaboração de vinhos brancos frescos e leves, fáceis de beber.

Utilizada com alta frequência na composição dos vinhos Marsala, a uva Catarratto apresenta alto rendimento, sabor neutro e baixa acidez. Na mão de excelentes produtores, essa variedade é capaz de dar origem a vinhos interessantes e complexos, com textura suculenta e extremamente saborosos, com notas de limão.

A uva Catarrato é autorizada na elaboração de vinhos DOC nas regiões de Alcamo e Etna, esta última, utiliza a variedade lado da casta Carricante. A Catarratto também é utilizada na produção de vinhos IGT, responsáveis por abranger regulamentações de vinificação menos rigorosas, possibilitando que os enólogos extraiam ao máximo todos os benefícios da uva. Misturada com as uvas Inzolia, Grillo e Chardonnay, a uva Catarratto também dá origem, ocasionalmente, a excelentes vinhos varietais.

Durante muito tempo, acreditou-se na existência de duas uvas distintas – Cattarratto Bianco Comune e Catarratto Bianco Lucido. No entanto, após a realização de testes de DNA em 2008, foi comprovado que se trata de duas castas geneticamente idênticas, isto é, clones elaborados a partir da mesma variedade. Ambas apresentam altos rendimentos, contudo, a uva Comune, responsável por elaborar vinhos de mesa, difere-se da Lucido pela produção de uma flor branca nas bagas.

Dentre esses estudos, sugeriu-se que a uva Catarratto é, provavelmente, descendente da uva Garganega, ícone na elaboração de vinhos brancos, em especial, no nordeste da Itália, responsável pela produção dos famosos vinhos Soave.

Apesar de ser cultivada quase que exclusivamente na região da Sicília, a uva Catarrato é uma das castas mais cultivadas em toda a Itália e em algumas regiões vinícolas ao redor do mundo é conhecida também como Catarratto Bianco.