Counoise

A uva Counoise é uma variedade tinta, utilizada na elaboração de vinhos tintos e rosés em regiões do sul da França. Sua maior expressão encontra-se nos tradicionais vinhos Chateauneuf-du-Pape, bem como em excelentes varietais elaborados na Califórnia. Ela é uma das 13 castas permitidas na elaboração do emblemático vinho francês, ao lado da Syrah, Grenache, Mourvèdre, Cinsault, entre outras.

As vinhas da Counoise apresentam baixos rendimentos e amadurecimento tardio, possibilitando que as uvas concentrem melhor seus sabores e aromas, adicionando caráter único e marcante aos vinhos. Essa variedade combina-se muito bem em composições ao lado da uva Syrah, além de ser utilizada com frequência em blends com as castas Mourvedre e Grenache, proporcionando maior sabor e aroma aos vinhos mais jovens.

A Counoise é comumente descrita como uma variedade picante, responsável por acrescentar excelentes sabores frutados aos exemplares, especialmente, sabores de ameixa e frutos silvestres – tais como framboesa e morango. Além disso, são descritas em alguns varietais Counoise notas secundárias de alcaçuz e anis. Suas videiras têm amadurecimento tardio e produção moderada.

Essa variedade é utilizada com maior frequência na composição de blends por não apresentar coloração profunda, taninos fortes e bons índices de álcool. No entanto, a uva Counoise é responsável por adicionar excelentes níveis de acidez aos exemplares, capazes de agradar a críticos, especialistas e amantes do mundo do vinho.

Confundida muitas vezes com a uva Auban, a Counoise é cultivada também em Provence, Languedoc-Roussillon e no Vale do Rhône. Em Provence a variedade é utilizada na elaboração de bons vinhos rosés, enquanto na Califórnia há uma tendência no crescimento da produção de varietais Counoise, que apresentam características únicas e marcantes.