Provence

Localizada no sul da França, a região da Provence é famosa por produzir vinhos rosados encorpados, cerca de três quartos do total de vinhos produzidos pela região francesa é rosé, que combinam bem com os pratos cheios de alho elaborados na região. Embora a grande maioria da produção ainda seja de rosados, grandes tintos e brancos têm despontado na região, oferecendo, nos melhores exemplos, vinhos tintos com muito corpo e concentração, e brancos delicados e cheios de nuances. Os melhores vinhos têm grande potencial de envelhecimento e estão entre as opções mais interessantes da França.

Entre Marselha e Nice, Provence oferece uma paisagem variada, que recebe os encantos do vento Mistral e apresenta um clima ensolarado. A região demonstra uma personalidade única, que reflete em seus vinhos o charme do clima mediterrâneo, com invernos moderados e verões extremamente quentes. O sol é, inclusive, uma das principais características da região, sendo que as vinhas recebem cerca de 3.000 horas de raios solares por ano. As temperaturas são altas no verão, mas o relevo da área propicia variações importantes, mesmo que em pequenas distâncias.

As uvas mais utilizadas na elaboração dos vinhos tintos são Syrah, Mourvèdre e Grenache, sendo que essa última também é utilizada para a produção dos prestigiados vinhos rosés da região. Já na elaboração dos vinhos brancos, as uvas predominantes são Ugni Blanc e Sauvignon Blanc, além da casta nativa, Rolle.

Alguns vinhos muito famosos são produzidos em Provence, como o Château Simone, nome de uma propriedade vinícola que dá origem a excelentes tintos e brancos. Outro grande vinho da região francesa é o tinto do Domaine de Trevallon, elaborado ao lado da cidade de Saint Remy. Em Bandol, uma comuna francesa, existem diversos vinhos de alto nível, como o Château Vannières, o Château Pibernon e o Château Pradeaux, todos bastante encorpados, mas demonstrando muita classe e fineza.

Os vinhos mais estimados na região de Provence são os Coteaux d’Aix-en-Provence e o Côtes de Provence, tanto o vinho tinto e branco quanto o rosé. Os tintos dos melhores produtores são bons vinhos, bem encorpados. O branco também é bem agradável, mas o mais consumido é o rosé, demonstrando o potencial da região diante esse tipo de vinho.

14 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por