Cserzegi Fuszeres

A Cserzegi Fuszeres é uma uva tradicional da Hungria, responsável pela elaboração de excelentes vinhos brancos. Essa variedade apresenta altos rendimentos, elevado teor de açúcar e se adapta com facilidade em regiões com baixas temperaturas. Os vinhos Cserzegi Fuszeres possuem aromas característicos, acidez harmoniosa e, comumente, sabor apimentado.

Os cachos da uva Cserzegi Fuszeres possuem tamanho médio e forma cônica, medianamente cheios. Já as uvas são pequenas, redondas, com casca fina e resistente. Essa variedade apresenta coloração avermelhada na fase inicial de amadurecimento, e adquire uma cor âmbar ao atingir a maturidade.

Os vinhedos com cultivo da Cserzegi Fuszeres espalham-se por áreas como Csongrád, Hajós, Baja, Kunság, Etyek, Buda, e na margem norte do lago Balaton. Alguns exemplos de vinhos varietais desta uva são produzidos no nordeste húngaro, próximo à fronteira com a Eslováquia.

Também grafada como Cserszegi Fuszeres, esta uva húngara é resultado de um cruzamento da casta Irsay Oliver com a Roter Traminer, variedade pertencente à família Traminer. Este cruzamento foi realizado em 1960, por Károly Bakonyi na Universidade da Panônia. A casta recebeu o nome de seu local de origem, Cserszegtomaj, vila localizada no condado de Zala, próximo a Keszthely, na Hungria. Já a palavra “fuszeres” significa picante.

Bakonyi tinha como objetivo criar uma variedade de uva que suportasse invernos rigorosos e que alcançasse o amadurecimento rapidamente. A Cserzegi Fuszeres é ideal para ser cultivada na região ao norte da Hungria, onde os dias mais curtos – com menores períodos de incidência solar – começam ainda cedo no outono, resultando em dias mais frios.

A uva Cserzegi Fuszeres necessitou de algum tempo para atingir notável popularidade, inclusive, nos anos 1980, invernos extremamente rigorosos vividos na Hungria causaram grandes danos em plantações dessa variedade, notados entre os anos de 1984 e 1987. Apesar de suportar com facilidade o frio, as vinhas da Cserzegi Fuszeres não devem ser expostas ao frio muito rigoroso ou, até mesmo, a períodos geadas constantes.