Irsay Oliver

Irsay Oliver é uma variedade de amadurecimento precoce, produzida pela pela primeira vez em 1930 ao se cruzar as uvas de mesa Pozsony e Pérola de Csaba, na Hungria.

 

Ela foi originalmente concebida pelo enólogo Pál Kocsis, na cidade de Kecskemét, como uma casta de uvas de mesa, mas vem sendo utilizada para a produção de vinhos brancos varietais ou blends em varios paises como a Eslováquia, República Checa, Moldávia, Suíça e Áustria, mostrando grande popularidade nessa região da Europa Central.

 

Também chamada de Muskat Oliver, esse tipo de uva é constantemente comparada à Pinot Grigio – uma mutação da Pinot Noir, originária da Borgonha -,  mas apresenta na maioria das vezes, aroma pungente e marcante, que lembra alguns Muscats, porém com sabores mais picantes e, ocasionalmente, com toques aromáticos de ervas.

 

Seus cachos apresentam tamanho médio, mas suas bagas são pequenas e esféricas, donas de uma coloração esbranquiçada e polpa carnuda e suculenta. A Muskat Oliver possui baixa acidez, sendo produzida de maneira quase uniforme para a producao de vinhos mais baratos.

 

Um vinho produzido somente com a uva Irsai Oliver apresenta melhor sabor quando bebido jovem. Porém, a riqueza do vinho muitas vezes é melhorada combinando esta uva com uma variedade mais estruturada.

 

Os vinhos produzidos a partir da uva Irsai Oliver apresentam coloração amarelo pálido com reflexos verdes. No olfato, aroma intenso de flores. Frescos e com baixa e agradável acidez, são ideais para harmonização com pratos Húngaros, como guisado de frango cremoso com páprica, além de couve de Bruxelas, castanhas, bacon e tacos de peixe.

 

Irsai Oliver é também conhecida sob os sinônimos Aranyló, Aranyló Korai, Carola, Irchai Oliver, Irsai, Irsai Olivér Muskotály, Irshai Oliver, Karola, Korai Aranyló, Muscat Oliver, Oliver Irsai Muskat, Muskat Oliver, Oliver Irsai, Irsay Oliver, Zoeloetistii Rannii , Zolotisti Ranij, Zolotistyi Rannii, Zolotistyi Ranniy, Zolotistyj Rannij, e Zolotisztuej Ranni.