De Chaunac

A De Chaunac é uma uva híbrida franco-americana utilizada na elaboração de excelentes vinhos tintos. Caracterizada pela coloração escura e densa, a uva De Chaunac dá origem a vinhos encorpados e com ótima acidez.

As vinhas desta variedade possuem boa resistência e apesentam crescimento vigoroso, atingindo a maturidade rapidamente. A uva De Chaunac é cultivada em várias regiões dos Estados Unidos e do Canadá, entre elas encontram-se Nova York, Pensilvânia, Escócia, Ontário, Michigan, Ohio e outras regiões vinícolas do noroeste americano.

São vinhos tintos que harmonizam bem tanto com pratos salgados quanto com pratos doces, podendo acompanhar até mesmo pratos levemente picantes e aves. A acidez leve e o sabor quase doce também tornam os vinhos De Chaunac uma ótima opção para que seja degustado junto a sobremesas cremosas.

A De Chaunac foi uma das diversas variedades de uvas híbridas criadas por Albert Siebel na França, após a devastação causada pela praga filoxera durante a segunda metade do século XIX, que atingiu, principalmente, a Europa.

O nome dado à variedade é uma homenagem a Adhemar de Chaunac, pioneiro na indústria vinícola de Ontario. O imigrante franco-canadense ficou conhecido por cultivar a uva Vidal para a produção dos famosos vinhos de gelo (icewines) e, acredita-se que o próprio viticultor homenageado no batismo desta uva seja o responsável pela introdução da variedade nos vinhedos canadenses.

Esta uva é responsável pela elaboração de vinhos encorpados, com um sabor fortemente frutado, podendo ser citadas notas de laranja, morango e cereja, além da acidez bastante equilibrada encontrada nos exemplares. Apesar disso, alguns críticos consideram que os vinhos tintos produzidos a partir da uva De Chaunac apresentam qualidade parecida com os elaborados com castas mais famosas, como a uva Baco Noir ou Foch.