Erbaluce

A uva branca Erbaluce é uma variedade italiana bem antiga, aparecendo em documentos na região do Piemonte que datam do ano de 1606. Essa casta é responsável por originar excelentes vinhos secos e espumantes, onde os de maior notoriedade são produzidos e rotulados sob a denominação de origem Erbaluce di Casulo (DOC).


Na região de Piemonte, a uva Erbaluce possui ampla notoriedade na elaboração de bons vinhos brancos secos, além de ser amplamente cultivada na área italiana. Fora do norte de Piemonte, essa variedade branca não é cultivada com frequência em regiões vinícola ao redor do globo, tornando-se quase uma “casta exclusiva” da Itália.


As origens da uva Erbaluce são contestadas por alguns especialistas e historiadores. Acredita-se que a variedade italiana apresente características genéticas semelhantes com as uvas Arneis e Greco. Além disso, o nome Erbaluce também é contestado, visto que enquanto alguns afirmam que o nome se relaciona com a coloração cobre que os cachos possuem quando há incidência solar, outros acreditam que essa nomenclatura seja em referência ao nome de uma deusa da mitologia grega.


O vinho espumante elaborado a partir da uva Erbaluce – Casulo Spumante – recebe amplo prestígio por apresentar características frutadas e frescas, ao lado de uma forte acidez e sutil mineralidade. Já os vinhos brancos secos Erbaluce são exemplares levemente encorpados e com aromas e sabores de maçã torrada.


Além dos dois exemplares mais tradicionais, essa uva é utilizada também na elaboração de um outro estilo de vinho – passito – conhecido como semi-seco. Tais exemplares possuem coloração profunda e intenso sabor de pêssego e amêndoa, considerado entre alguns dos melhores vinhos da região.


A Denominação de Origem Controlada e Garantida Erbaluce di Casulo (DOCG), conhecida também apenas como Casulo, é uma zona vinícola situada no norte de Piemonte, onde o principal vinho é produzido com a uva Erbaluce, conhecido como Albaluce.