Mantonegro-Fogoneu

A Mantonegro Fogoneu é uma variedade de uva de pele escura amplamente cultivada na região espanhola de Baleares, no Mediterrâneo ocidental. Trata-se de uma casta utilizada na produção de bons vinhos tintos e rosados, agradando aos mais diferentes paladares ao redor do globo.

Encontrada com maior facilidade na região de Mallorca, a Mantonegro Fogoneu é cultivada ao lado das variedades dominantes Manto Negro e Callet. Estas três uvas são tipicamente misturadas em conjunto, onde a cepa Mantonegro Fogoneu é responsável por compor apenas 5% destes vinhos. Além disso, a produção de um vinho varietal Fogoneu é extremamente rara.

A uva Mantonegro Fogoneu apresenta pele fina e cor pálida, por isso, é muitas vezes confundida com a casta Gamay, nativa de Beaujolais. No entanto, não existem estudos que comprovam a semelhança entre estas duas variedades. Além disso, a Fogoneu possui duas sub-variedades, a Fogoneu Frances e a Fogoneu Mallorque.

Ampelógrafos acreditam que a Mantonegro Fogoneu tem origem indígena em Mallorca, com perfis de DNA que indicam que trata-se de um cruzamento natural entre duas uvas praticamente extintas, a Sabaté e a Callet Cas Concos – o que a torna uma “meia-irmã” da Callet.

As vinhas da Mantonegro Fogoneu apresentam amadurecimento tardio, produzindo cachos de tamanho médio e uvas de tamanho grande, com uma boa espessura de pele. Quando cultivada em solos férteis e produtivos dá origem a altos rendimentos, além disso, a variedade é resistente a doenças encontradas comumente, porém, é suscetível ao fungo Botrytis cinerea

A idade da videira da Mantonegro Fogoneu tem influência direta no perfil do sabor e na qualidade dos vinhos produzidos. As vinhas mais jovens tendem a produzir vinhos mais leves, com sabores de frutos vermelhos, enquanto as videiras mais antigas dão origem a vinhos com sabores de frutas escuras e mais concentrados.

A uva Mantonegro Fogoneu tende a produzir vinhos levemente coloridos, macios, luzes e que não possuem elevados níveis alcoólicos. Na região de Mallorca, a variedade é muitas vezes misturada com variedades mais alcoólicas, como a Callet.