Callet

A uva Callet, variedade de pele escura, é amplamente cultivada na ilha da Mallorca e nas ilhas Baleares, na extensão de toda a costa mediterrânea do território espanhol. Trata-se de uma uva vigorosa, rústica e de alto desempenho, que sobreviveu ao ataque da filoxera em meados do século XIX graças a sua robustez.

A Callet é utilizada com maior frequência na elaboração de vinhos rosés, principalmente, ao lado de outras uvas autóctones, como a Fogoneu e Manto Negro. As vinhas da Callet produzem cachos medianos e compactos, com bagas redondas e grandes.

Os vinhos elaborados a partir da uva Callet apresentam baixos níveis de álcool, tendo certa dificuldade até mesmo para alcançar um percentual de 12,5 º. Além disso, estes exemplares possuem baixa coloração, exceto em casos nos quais as práticas de cultivo, clima e solo permitem que as uvas atinjam o ápice qualitativo.

No entanto, a uva Callet foi quase extinta com o decorrer dos anos, mas apresenta um nível enológico e aroma bastante peculiar, sendo recomendada na comunidade das ilhas Baleares e participando da composição de alguns rótulos nas denominações de origem Pla i Llevant e Binissalem. Suas vinhas também são resistentes à geada, mas sensíveis ao oídio e ao míldio.

Recentemente, a uva Callet tem sido utilizada na produção de vinhos tintos leves, ao lado das uvas Cabernet Sauvignon, Syrah e Tempranillo. Apesar da variedade dar origem a vinhos com pouca coloração, estes exemplares também tendem a ser pouco alcoólicos. Os varietais Callet possuem suaves taninos e sabores doce, especialmente, de framboesa.

ÀN Anima Negra, de Anima Negra, é o mais emblemático vinho de Mallorca, é um dos vinhos tintos mais cultuados de toda a Espanha. Após Robert Parker dizer que daria uma nota altíssima ao exemplar após uma prova informal, a ínfima produção esgotou-se rapidamente. Produzido com a uva Callet, este vinho tinto apresenta um caráter elegante e bem singular, com um bouquet soberbo, conquistando 92 pontos na safra de 2005.

3 produtos

Itens por página
Filtro
Ordenar por