Maréchal Foch

A uva tinta Marechal Foch é uma variedade híbrida amplamente cultivada nos Estados Unidos e Canadá. Trata-se de uma casta resistente a temperaturas frias, que dá origem a vinhos com coloração profunda e intensa, bem como sabores de frutas escuras.

A coloração forte da Marechal Foch é presente tanto na pele como no interior dos bagos, o que adiciona aos vinhos feitos com ela uma intensa cor vermelha. Além disso, essa variedade é utilizada em blends para reforçar a coloração dos exemplares, adicionando maior corpo aos vinhos, que são, muitas vezes, envelhecidos em barris de carvalho, a fim de realçar suas características únicas e marcantes.

Estilos mais leves também podem ser produzidos com a uva Marechal Foch por meio de maceração carbônica, ou seja, uma técnica de vinificação frequentemente utilizada na elaboração de vinhos Beaujolais, na qual a fermentação é feita com os cachos inteiros, em ambiente anaeróbio, ou seja, sem oxigênio. Os vinhos elaborados com a Marechal Foch provenientes da maceração carbônica são exemplares mais suaves e leves, menos rústicos dos que os vinhos tintos tradicionais.

As vinhas da Marechal Foch apresentam bons rendimentos e as uvas amadurecem rapidamente, tornando-a uma opção segura para regiões que não apresentam climas propícios para o cultivo de Vitis vinífera, como em Quebec, Nova Iorque e Minnesota, por exemplo.

Criada na década de 1910 pelo francês Eugene Kuhlmann, a uva Marechal Foch era conhecida inicialmente como Kuhlmann 188-2. A variedade chegou em 1946 nos Estados Unidos, onde foi renomeada posteriormente para Marechal Foch, em homenagem a Marshall Ferdinand Foch, proeminente general francês que combateu na Primeira Guerra Mundial.

A popularidade inicial da uva Marechal Foch se deu por consequência da excelente resistência a condições e temperaturas rigorosas, isto é, durante o século XX os produtores enterraram as vinhas cultivadas da Marechal Foch a fim de protegê-las contra o congelamento dos invernos rigorosos.

Conhecida também apenas como Foche, a Marechal Foche é uma variedade híbrida da França que, no entanto, não é encontrada com facilidade em sua terra natal, apesar de ter sido amplamente cultivada no Vale do Loire após sua criação.