Mauzac

A uva branca Mauzac é cultivada exclusivamente no sul da França, nas regiões vinícolas de Gaillac e Limoux. Com cachos e bagos de tamanho mediano, a Mauzac tem formato cônico e tons de verde amarelado, além disso, é a principal variedade utilizada na produção dos vinhos Gaillac Blanc e do primeiro espumante francês, o Blanquette de Limoux.

A Mauzac se adapta melhor a solos predominantemente calcários ou que possuam argila em sua composição. Devido ao seu tempo de maturação prolongado, a uva requer cuidados específicos e regiões que disponham de invernos menos rigorosos.

Bastante produtiva, a uva Mauzac Blanc, como é chamada para não ser confundida com a tinta Mauzac Rosé, tem elevada resistência ao apodrecimento. Essa variedade da uva é utilizada na produção de excelentes espumantes e destilados de vinho, como o famoso vinho Armagnac, um dos destilados mais tradicionais de toda a França.

Mas a Mauzac é uma variedade bastante versátil, capaz de produzir vinhos diversos, desde os de estilo seco até exemplares doces. Quando utilizada em blend, a variedade costuma ser combinada com as uvas Chardonnay, Chenin Blanc, Muscadelle e Loin de I’Oeil.

Frequentemente associada a aromas como casca de maçã seca, pera e ameixas, os vinhos espumantes produzidos com a uva Mauzac são aromáticos e possuem leve acidez, harmonizando-se muito bem com frutos do mar, principalmente, ostras. Além disso, os vinhos secos e doces são excelentes para refeições a base de trutas e queijo Roquefort. 

Atualmente, muitos produtores antecipam a colheita da uva Mauzac, adicionando aos vinhos maior acidez e elevada nitidez. Quando colhida tardiamente, prática bastante comum na região francesa de Limoux, essa variedade dá origem a vinhos mais aromáticos e auxilia o processo de fabricação de espumantes, uma vez que o açúcar residual proveniente das uvas fermentadas no inverno é utilizado na safra da primavera seguinte, para a fermentação da próxima leva de vinhos espumantes. Esse estilo de produção com longa duração adiciona ao vinho maior efervescência e o deixa mais doce.